Hexa Renewables colocou em operação a maior planta solar flutuante marinha do mundo em Taiwan, com uma capacidade instalada de 440 MW que cobre 347 hectares.
Esta planta pode fornecer energia para cerca de 74.000 lares.
Desenvolvimento e Expansão do Projeto
Chenya Energy, uma antiga subsidiária da Hexa, desenvolveu e construiu a primeira fase do projeto, concluída em 2020. Hexa finalizou a expansão em fevereiro deste ano, em parceria com a Ciel & Terre, fornecedora francesa de soluções fotovoltaicas flutuantes.
Impacto Ambiental e Objetivos
Estima-se que a instalação solar flutuante compensará 136.000 toneladas de dióxido de carbono por ano. O governo taiwanês pretende alcançar 20 GW de capacidade de energia renovável até 2030 e ter emissões líquidas zero até 2050.
Vantagens das Instalações Solares Flutuantes
Estas instalações são ideais em climas quentes, visto que a proximidade com a água ajuda a manter os painéis frescos e aumentar sua eficiência. Além disso, permitem desenvolver projetos em países com pouco terreno disponível.
Desafios e Soluções da Maior Planta Solar do Mundo
A instalação dos painéis apresentou desafios técnicos devido às ondas e marés. A Ciel & Terre desenvolveu um sistema de ancoragem adaptado que distribui as cargas de acordo com o nível da maré.
Este projeto é o primeiro em grande escala a utilizar pilares de concreto e um sistema de vigas em H para o design de ancoragem.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!