A Noruega adere-se à tendência dos carros elétricos

Más leídas

Cada vez mais países estão aderindo a tendência dos carros elétricos, como é o caso da Noruega. Nesse sentido, o subúrbio residencial de Oslo, Baerum, é um claro exemplo disso, já que metade das casas possui um carro desses.

Bård Gundersen, morador desse município norueguês que tem uma das maiores proporções de veículos elétricos (43%), mencionou que sua transição dos carros convencionais para esses carros amigos do ambiente ocorreu em 2016. Além disso, ele afirmou que já está em seu segundo veículo desse tipo.

“Foi muito mais barato comprar um carro como esse do que um tradicional, quase metade do preço, pois eu queria um SUV”, disse o empresário, proprietário de um reluzente BMW iX. Embora a Noruega seja um dos maiores importadores de hidrocarbonetos, a partir do próximo ano, permitirá apenas a venda de modelos novos “zero emissões”.

Na verdade, este é um dos objetivos mais ambiciosos do mundo. A União Europeia, da qual a Noruega faz parte, anunciou que não permitirá a venda de veículos novos poluentes até 2035.

viajar en auto eléctrico viajar en auto eléctrico[/caption>

Qual é a função dos carros elétricos?

Os veículos elétricos funcionam através da utilização de um ou mais motores elétricos, que armazenam eletricidade em suas baterias recarregáveis e a transformam em energia cinética. Esse funcionamento é o que os diferencia dos carros tradicionais, de combustão interna, que são colocados em funcionamento através da queima de combustíveis.

Esses carros permitem uma redução do consumo de combustíveis fósseis e das emissões no setor de transporte, graças à maior eficiência energética de sua tecnologia e sua capacidade de recarregar através da rede elétrica.

mini auto eléctrico mini auto eléctrico[/caption>

Os benefícios dos carros elétricos

  • Menos poluição: esses veículos não emitem gases poluentes, tornando-se uma opção mais ecológica.
  • Menor consumo de energia: esses motores têm uma eficiência energética entre 90-95%, o que significa que consomem menos energia do que os motores de combustão interna, que têm uma eficiência entre 20-35%.
  • Menor manutenção: Os carros elétricos têm menos peças móveis do que os de combustão, exigindo menos manutenção e tendo menores custos de reparo.
  • Menos ruído: esses veículos são mais silenciosos que os tradicionais.
  • Vantagens fiscais: além de serem amigos do ambiente, também possuem vantagens fiscais.
  • Experiência de condução mais relaxada: esses carros são mais suaves do que os de combustão interna, pois possuem uma aceleração dinâmica e sem ruídos ou vibrações.
  • Sistema de alerta para pedestres: permitem avisar outros usuários da via quando estão a menos de 30 km/h.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas