A Goldwind Argentina assinou em 23 de dezembro de 2024 um acordo comercial com a TotalEnergies para fornecer aerogeradores modelo GW136 de 4,2MW para o projeto Rio Cullen, na Terra do Fogo. Uma vez operacional, será o parque eólico mais austral do mundo, com exceção de algumas instalações na Antártida.
Um desafio em condições extremas
“TotalEnergies é um dos maiores players do mercado global e é um orgulho para a Goldwind Argentina ter assinado o primeiro acordo para realizar um projeto na Argentina“, destacou Fernando Errea, gerente de Vendas da Goldwind Argentina.
“Este é um grande desafio devido às condições do local do projeto, sendo a Terra do Fogo conhecida por seu excelente recurso eólico. Sabemos que nossas turbinas estão preparadas para as exigências climáticas mais severas e para fornecer um excelente desempenho”, acrescentou sobre o novo parque eólico na região mais austral do mundo.
Logística e sustentabilidade do projeto
Os aerogeradores provenientes da China chegarão no segundo trimestre deste ano ao porto de Punta Arenas, no Chile. A partir dali, serão transportados por balsa e terra até a localização do parque eólico.
Atualmente, essas instalações geram sua própria eletricidade por meio de turbinas a gás. Este projeto inovador, baseado em energia renovável, ajudará a reduzir a pegada de carbono das atividades. Uma vez que conseguirá diminuir as emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 60%.
Um projeto pioneiro na estratégia de descarbonização
Este projeto híbrido, que combina energia renovável e baterias, se tornará o primeiro desenvolvimento onshore desse tipo dentro da área de Exploração-Produção da TotalEnergies a nível mundial.
A iniciativa está inserida na estratégia de descarbonização que a TotalEnergies vem implementando desde 2019, com o objetivo de reduzir as emissões de suas instalações industriais em mais de 40% até 2030.
Desenvolvimento de energias renováveis na Argentina
Alinhada com sua política global, a TotalEnergies também tem impulsionado no país o desenvolvimento de energias renováveis, contando em seu portfólio com quatro centrais de geração:
- Uma usina solar fotovoltaica de 30 MW localizada em San Luis, chamada Caldenes del Oeste
- Dois parques eólicos: Mario Cebreiro em Buenos Aires, de 100 MW, e Vientos Los Hércules em Santa Cruz, de 97,2 MW
- O parque eólico Malaspina de 50 MW, em Chubut
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!