Eficientes e com estilo: como são os novos painéis solares

Más leídas

Os painéis solares são uma das invenções mais inovadoras no campo das energias renováveis, uma invenção que não para de surpreender. Um grupo de empreendedores italianos lançou o Sunspeker, o primeiro filme estético para painéis solares totalmente personalizáveis. De acordo com a empresa criadora, esta invenção permitirá modificar sua aparência para camuflar os painéis, ou simplesmente transformá-los em elementos decorativos.

Trata-se de uma tecnologia revolucionária que poderia transformar a estética dos painéis solares para convertê-los em espaços decorativos e até mesmo publicitários. Esta invenção não modifica em absoluto a eficiência energética dos painéis, apenas os torna visualmente atrativos.

Esta tecnologia busca destacar-se por seus designs, os quais permitem a passagem da luz necessária para a produção de energia. Por esta razão, a empresa criadora deste filme garantiu que a perda de eficiência será mínima, mantendo-se entre 80% e 90% de sua capacidade.

Atualmente, os adesivos do Sunspeker estão em fase de desenvolvimento avançado, mais precisamente no Nível 6 na escala de maturidade tecnológica. Isso significa que já estaria habilitado para sua comercialização. Esta proposta poderia representar um antes e um depois no desenvolvimento da energia solar, incorporando design e publicidade ao que até agora era apenas um elemento monótono.

Durante las últimas décadas, la energía solar presentó numeroso avances, esta vez lo hizo con los nuevos diseños de paneles solares. Foto: Sunspeker.
Durante as últimas décadas, a energia solar apresentou numerosos avanços, desta vez o fez com os novos designs de painéis solares. Foto: Sunspeker.

O que são painéis solares?

Os painéis solares, também conhecidos como módulos fotovoltaicos, são elementos tecnológicos projetados com o objetivo de transformar a energia do sol em eletricidade utilizável. Estes painéis aproveitam a radiação solar para a produção de corrente contínua, que posteriormente é transformada em corrente alternada, podendo ser utilizada tanto em residências quanto em negócios.

Sua composição conta com células fotovoltaicas, que possuem materiais semicondutores, como por exemplo, o silício. Isso faz com que os fótons provenientes da luz solar, ao impactar nas células, criem uma corrente elétrica. Nas últimas décadas, esta tecnologia apresentou inúmeros avanços que a levaram a se tornar uma solução cada vez mais eficiente e acessível.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas