Graças aos carros elétricos, a Europa emitirá 20 milhões de toneladas a menos de CO2.

Más leídas

A União Europeia (UE) confirmou que, graças aos carros elétricos, emitirá 20 milhões de toneladas a menos de CO2 no ambiente este ano.

Embora o transporte nesse continente ainda dependa em grande parte dos combustíveis fósseis, esses veículos estão ganhando cada vez mais espaço. E os números comprovam isso.

20 milhões de toneladas a menos de CO2: a conquista europeia

Entre o “Pacto Verde” da UE e outras regulamentações complementares, a adoção de tecnologias de transporte limpas está se tornando cada vez mais comum.

Por enquanto, o impacto é sentido principalmente nas emissões do transporte rodoviário, de acordo com o relatório State of European Transport 2025 da Transport and Environment (T&E).

Os avanços do transporte com energia limpa.

“Se o nosso transporte funcionar com eletricidade limpa produzida em casa, gastaremos menos importando petróleo”, indicou o documento. Estima-se que cerca de 9 milhões de carros elétricos estarão circulando nas estradas da UE até o final do ano.

A ONG destaca que, embora o setor de transporte ainda emita mais do que em 1990, “suas emissões finalmente começam a diminuir“.

A dependência dos combustíveis fósseis

Apesar das melhorias, é preciso esclarecer que a Europa ainda depende fortemente dos combustíveis fósseis, que são as principais fontes de energia para o transporte.

Segundo o Eurostat, em 2023, o percentual de petróleo importado na UE em relação ao consumo total foi de 96% e em 2024, os 27 países gastaram 250.000 milhões de euros nessas importações.

Com 450 milhões de toneladas de CO2, a T&E indica que carros, caminhões, vans e ônibus são responsáveis por quase três quartos das emissões de gases de efeito estufa do transporte.

Por sua vez, representam 13% das emissões totais da UE. A aviação e navegação correspondem a um quarto.

De acordo com a T&E, as vendas de carros que usam combustíveis fósseis atingiram o pico há seis anos.

Embora a UE também precise recorrer a outros países para obter muitos dos materiais essenciais para a transição ecológica (no caso do lítio, para as baterias, a dependência é de 100%), as baterias dos veículos elétricos requerem poucas matérias-primas.

As vantagens ambientais dos carros elétricos.

Atualmente, os carros elétricos a bateria já são três vezes mais limpos que os de combustível fóssil.

Cresce a quantidade de carros elétricos

A T&E estima que cerca de 9 milhões de carros elétricos estarão circulando nas estradas da UE até o final do ano.

Isso significa que um em cada cinco carros novos vendidos na UE será de emissão zero e, com isso, serão emitidas 20 milhões de toneladas a menos de CO2 este ano.

A venda de veículos elétricos

As vendas de carros elétricos em todo o mundo em janeiro alcançaram 1,3 milhões de unidades, registrando um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês de 2024, conforme relatado pelo Instituto de Pesquisa de Veículos Elétricos Rho Motion. No entanto, a diminuição em relação a dezembro foi de 35%.

Em janeiro, as vendas de carros elétricos na União Europeia, Associação Europeia de Livre Comércio (AELC) e Reino Unido aumentaram 21% ao ano, atingindo 0,25 milhões de veículos. Enquanto isso, nos Estados Unidos e Canadá, as vendas aumentaram 22%, totalizando 0,13 milhões de unidades.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas