Mais do que o hidrogênio: o enorme potencial da Argentina com a energia geotérmica.

Más leídas

A energia geotérmica na Argentina, apesar de não ser tão falada, foi um protagonista fundamental para impulsionar a necessária transição energética.

Trata-se da energia gerada a partir da exploração acumulada abaixo da crosta terrestre, o que resulta na desintegração radiativa de minerais.

Uma de suas principais vantagens é a capacidade de gerar eletricidade de forma contínua e, além disso, de grande valor, por se tratar de uma fonte renovável, assim como a solar ou eólica.

O que é energia geotérmica

A energia geotérmica é derivada do calor interno da Terra. Está contida nas rochas e nos fluidos abaixo da crosta terrestre.

Portanto, pode ser encontrada tanto no solo raso como a vários quilômetros abaixo da superfície, e até mesmo na rocha fundida extremamente quente (magma).

Embora existam diferentes tipos de centrais para produzir eletricidade geotérmica, em geral o processo consiste na perfuração de poços profundos em depósitos subterrâneos para aproveitar o vapor e a água. Esses elementos são acionados por turbinas conectadas a geradores elétricos.

energia geotérmica O que é energia geotérmica.

Energia geotérmica: o potencial da Argentina

A diferença em relação às outras fontes renováveis é que a energia geotérmica não depende das condições climáticas para funcionar corretamente. Isso a torna mais eficiente e estável, determinando a posição atual do país no setor.

Atualmente, o país possui sete projetos geotérmicos, distribuídos em áreas como Puna, Cuyo e norte da Patagônia. Eles têm um potencial estimado de 300 MW e, ao entrarem em operação nos próximos anos, poderiam posicionar a Argentina como um exportador chave desse tipo de energia.

Os principais projetos de energia sustentável na Argentina

O localizado no Vulcão Copahue, na província de Neuquén, é um dos projetos mais relevantes. Em sua primeira fase, poderia gerar 30 MW.

Por outro lado, o projeto do Vulcão Domuyo, também localizado na mesma província, tem uma capacidade potencial de 100 MW, atualmente em fase de pré-factibilidade técnica.

É importante ressaltar que o custo inicial desse tipo de explorações geotérmicas é elevado, o que muitas vezes funciona como um obstáculo.

O futuro da energia sustentável na Argentina

O país possui um potencial inegável em termos de energias renováveis devido aos recursos naturais.

energia renovável O potencial da Argentina em renováveis.

No entanto, ainda é necessário superar algumas barreiras como o fluxo adequado de investimento e a aceitação social para que o país consiga se consolidar no caminho rumo à independência dos combustíveis fósseis e à estabilidade econômica.

Existem mais de 300 pontos de interesse geotérmico atualmente no território. Além disso, algumas dessas áreas estão relacionadas à demanda energética da mineração, que necessita desse tipo de fonte de energia para operar.

Atualmente, a contribuição da geotermia a nível global ainda é pequena em comparação com outras fontes renováveis, como a eólica ou solar. No entanto, a estabilidade dessa fonte renovável prevalece sobre as anteriores, delineando seu desenvolvimento de forma exponencial para o futuro.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!

Últimas noticias

Um paraíso turquesa entre Catamarca e Tucumán: o rio Aguada del Cobre.

Na fronteira entre Catamarca e Tucumán, encontra-se um recanto de extraordinária beleza que parece saído do Caribe: o rio...

Noticias relacionadas