Neuquén adota o modelo sanjuanino para criar parques solares.

Más leídas

O conhecimento avançado de San Juan na criação de parques solares tem sido crucial para Neuquén.

Após projetar e lançar com sucesso o Parque Solar Fotovoltaico de Cutral Co, a Energía Provincial Sociedad del Estado (EPSE) agora está contribuindo com sua experiência para construir o maior parque solar da Patagônia.

Novo projeto em Neuquén: 50 MW de energia solar

Este novo projeto, impulsionado pela província e desenvolvido em colaboração com a EPSE, terá uma capacidade instalada de 50 MW e será localizado em um terreno de 100 hectares no novo distrito municipal.

A construção do parque começará em fevereiro de 2025, com a primeira fase de 10 MW pronta para outubro do mesmo ano.

Apresentação do projeto e benefícios para Neuquén

Ontem ocorreu o ato de apresentação do projeto, desenvolvido por especialistas de San Juan, e o governador de Neuquén, Rolando Figueroa, descreveu a obra como um “símbolo de independência energética e soberania econômica”.

O presidente da EPSE, Lucas Estrada, apresentou um relatório detalhado sobre o recurso solar na região do projeto e a coordenação de estudos de pré-viabilidade.

Detalhes técnicos do projeto para criar o novo parque solar

O documento apresentado inclui todos os aspectos técnicos necessários para o edital de licitação, permitindo a construção do Parque Solar de 50 MW. “A energia solar é hoje a alternativa mais competitiva e limpa do mercado. Este parque não só será um marco para Neuquén, mas também um exemplo de como trabalhar juntos pode alcançar resultados extraordinários,” destacou Estrada.

Por sua vez, o prefeito de Neuquén, Mariano Gaido, enfatizou que este projeto é fruto de um esforço conjunto iniciado em 2021. “Neuquén está dando um passo decisivo em direção ao uso de energias limpas. Este projeto não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também posiciona nossa cidade como um modelo de sustentabilidade,” afirmou.

Mariano Gaido na apresentação do projeto do Parque Solar

Experiência anterior: Parque Solar Fotovoltaico de Cutral Co

Além disso, a EPSE desenvolveu o Parque Solar Fotovoltaico (PSFV) de Cutral Co, um projeto inovador de 3,5 MW em Neuquén. A EPSE foi responsável pela engenharia básica e pelos planos de licitação do projeto.

Uma equipe de especialistas de San Juan foi treinar por um mês os futuros operadores do parque solar. Anteriormente, os “alunos” de Neuquén foram treinados em San Juan, nos parques solares da EPSE na província. Durante o lançamento do parque, Mauro Strada e Federico Morán da EPSE participaram ativamente, permitindo que os futuros operadores entendessem de perto os desafios de operar uma usina solar.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O consumo de energia dispara com o avanço da inteligência artificial.

Os especialistas afirmam que o avanço da inteligência artificial fez com que o consumo de energia disparasse, já que...

Noticias relacionadas