Em breve, a província de San Juan verá a Avenida Circunvalación com painéis solares. Uma reforma histórica será feita, modificando a fonte de iluminação.
Para isso, foram realizadas duas convocatórias: uma para a compra do equipamento e outra para a instalação dos artefatos.
Entre as cinco empresas que se apresentaram para a compra, a fornecedora Multiradio SA, sediada em Buenos Aires, foi a vencedora.
Circunvalación com painéis solares: como será a transformação
No Concurso de Preços lançado pela Energía Provincial Sociedad del Estado (EPSE) em setembro do ano passado, foi buscado o fornecimento de equipamentos.
Era para Geradores Solares Fotovoltaicos On Grid destinados ao suprimento de energia renovável e autoconsumo do sistema de iluminação na Avenida Circunvalación.
O projeto foi encomendado pelo Governo provincial à EPSE. Segundo indicam, constitui um marco sem precedentes em estradas a nível nacional. Foram destinados 181.820 dólares do tesouro local para essa compra.
Com esta obra, busca-se transformar esta artéria na primeira estrada nacional 100% renovável do país, através da instalação de 36 sistemas solares de 5 kilowatts cada. Estima-se que a economia anual na energia tradicional será de cerca de 30.000 dólares, conforme informado oficialmente.
As empresas que apresentaram propostas foram cinco. Além da Multiradio SA, demonstraram interesse New Green SRL, Alade Construcciones SRL, Lumager Energía SAS e BGH SA.
Após a análise das ofertas, a provisão foi concedida à empresa Multiradio. Segundo fundamentado pela EPSE, a escolheram por apresentar a melhor proposta econômica, juntamente com o cumprimento das especificações técnicas do edital.
A instalação dos painéis
A outra parte fundamental desta obra está relacionada com a instalação. A EPSE acabou de lançar um concurso para a instalação dos painéis, conforme informado.
As propostas serão recebidas até o 11 de março de 2025 no Edifício Corporativo da companhia, localizado em Pocito. No mesmo dia, será feita a abertura dos envelopes.
A ideia é que os trabalhos comecem em abril, com um prazo de 120 dias corridos para serem concluídos desde a assinatura da ata de início da obra. Ou seja, poderiam estar prontos em agosto.
O orçamento total estimado para a realização das obras é de $1.667.662.565,20. Cada trecho está calculado em $416.915.641,30.
Já conheces nosso canal no YouTube? Inscreva-se!