Alfred Date, o homem de 110 anos que tricotou coletes para proteger os pinguins.

Más leídas

Alfred Date era uma pessoa que não sabia dizer não aos favores, especialmente se fossem por uma boa causa. Dessa forma, ele acabou tricotando coletes para salvar a espécie de pinguins mais pequena do mundo.

Aos 110 anos, Alfred havia chegado a um lar de idosos na Austrália. “As duas enfermeiras se aproximaram e me disseram: ‘Achamos que você sabe tricotar'”, relatou.

Justo quando entrou no lar, a Fundação Penguin estava solicitando voluntários para tricotar coletes para pinguins-azuis, uma causa à qual ele se juntou imediatamente.

Em uma entrevista, Alfred contou que costumavam chamá-lo de “tolo” por não saber dizer não, mas também refletiu que os favores são “uma boa maneira de avançar na vida. Você faz amigos o tempo todo, mas não faz papel de bobo”. As enfermeiras forneceram os materiais e ele começou a tricotar para uma colônia de pinguins na Ilha Phillip, Victoria, área onde a fundação resgatava esses animais.

Durante esse período, os pequenos pinguins enfrentavam numerosos derrames de petróleo na região, sendo gravemente afetados pela toxicidade. Os coletes poderiam ajudá-los em sua recuperação.

Diante da quantidade de casos de pinguins afetados pelo petróleo, a fundação criou o programa “Tecidos pela natureza”, solicitando doações de coletes pequenos.

coletes para pinguins
Alfred dedicou seus últimos anos a tricotar coletes para pinguins

A história de Alfred se tornou viral pela primeira vez em 2015, quando um veículo de comunicação local australiano descobriu seu trabalho e o entrevistou. Um ano depois, ele faleceu, mas sua história continua viral até hoje.

Quando Alfred faleceu em 2016, foi homenageado com uma mensagem emocionante: “O Sr. Date foi um maravilhoso colaborador do programa ‘Tecidos pela natureza’ e nos forneceu muitos coletes de lã para proteger os pequenos pinguins da Ilha Phillip em caso de derramamento de petróleo”.

Impacto dos coletes na vida dos pinguins

“Quando os pequenos pinguins são contaminados por petróleo, tentam se limpar e remover o óleo tóxico de suas penas, e se ingerirem, podem morrer. Também danificam suas delicadas penas, expondo sua pele a temperaturas extremas e deixando-os frios, pesados e incapazes de nadar ou caçar alimentos”, afirmaram em seu site da Fundação Penguin.

coletes para pinguins Conheça sobre a importância dos coletes para pinguins.

Os cuidadores optaram por usar um método chamado “coletes de reabilitação”. “Quando pinguins cobertos de petróleo são resgatados e levados para a Clínica de Vida Selvagem da Ilha Phillip, são temporariamente vestidos com coletes de tricô que atuam como uma barreira para evitar que toquem as penas oleosas com o bico antes que a equipe de resgate possa lavar seus corpos”, explicaram.

O programa conseguiu arrecadar 200.000 coletes até 2021, quando foi encerrado por ter recebido muitos. Algumas das peças que não eram adequadas para as aves, por conterem enfeites que poderiam ser ingeridos ou por seus tamanhos, começaram a ser vendidas em pelúcias de pinguins para arrecadar fundos para a fundação.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Baterias de alumínio: uma revolução para o carro elétrico

A mobilidade elétrica poderia experimentar um avanço sem precedentes graças a um desenvolvimento inovador em baterias de íons de...

Noticias relacionadas