Assim são as casas contêiner: a tendência da arquitetura sustentável

Más leídas

As “casas contêiner” são produto de uma vertente inovadora e criativa da arquitetura sustentável. Há algum tempo, começou-se a reutilizar contêineres de carga na construção de residências.

Assim, tornaram-se uma tendência cada vez mais forte, inclusive no campo da fabricação industrial, por grandes escritórios de arquitetura.

O sucesso se deve ao fato de implicarem custos menores, serem construídas mais rapidamente e proporcionarem a facilidade de desenvolver grandes ideias no design. Desde mansões autênticas a casinhas de campo pelo preço de um carro médio.

Assim são as casas contêiner

As casas contêiner ou container são construídas a partir de contêineres marítimos, os mesmos usados para transportar mercadorias em navios.

Atualmente, esse tipo de casas modulares é tendência no mundo, pois criam espaços de moradia sustentáveis, econômicos e seguros, além de serem uma boa opção que encurta os tempos da construção tradicional.

Outro ponto a favor é que os contêineres podem ser transportados para qualquer lugar e combinados entre si para formar diferentes unidades habitacionais; inclusive, podem ser construídos em dois andares.

Em geral, medem 30 metros quadrados e ao serem montados, multiplicam os metros e as possibilidades de gerar novos ambientes.

Quanto custam as casas contêiner

Essa tendência nasceu nos Estados Unidos como resposta aos desafios de acesso à moradia e se expandiu rapidamente pelo mundo todo. Em relação ao preço, também se destacam por serem mais econômicas do que uma moradia tradicional. Podem ser adquiridas por menos de 50.000 dólares.

Assim são as casas contêiner. Assim são as casas contêiner.

A famosa casa Crossbox

Um exemplo internacional desse tipo de casas é a Crossbox House, uma casa pré-fabricada, projetada pelo escritório francês Clément Gillet Architectes.

A casa possui quatro módulos que se encaixam para criar uma propriedade de 112 metros quadrados.

É uma casa de estilo industrial construída a partir de quatro contêineres de carga marítima de 40 pés cúbicos e está localizada em uma área de residências tradicionais em Pont Péan. O objetivo do projeto era construir algo elegante, de baixo custo e respeitoso com o meio ambiente.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

A cidade modernizou a tecnologia de iluminação do Metrobús, proporcionando mais segurança aos moradores.

O Ministério do Espaço Público e Higiene Urbana da Cidade de Buenos Aires concluiu a instalação de novas tecnologias...

Noticias relacionadas