Construindo sustentabilidade: tijolos de plástico reciclado

Más leídas

Localizada em Tigre, Argentina, uma família com mais de 15 anos de experiência na recuperação e reciclagem de plástico desenvolveu Easybrick, uma solução inovadora na construção baseada em tijolos de plástico reciclado.

Este sistema aborda a problemática ambiental dos resíduos plásticos, resolve o déficit habitacional e otimiza a eficiência na construção.

Evolução Rumo à Economia Circular

Originalmente, esta PME fabricava tubos de polietileno e PVC, mas há 7 anos mudou seu enfoque para a economia circular. Começaram a fabricar tijolos com plástico 100% recuperado e, em 2020, inauguraram sua própria planta recicladora de plástico. Das 150 toneladas mensais que processam, aproximadamente 90 são destinadas ao Easybrick e o restante é vendido como matéria-prima para outros fabricantes.

Tipos de Tijolos Easybrick

  1. Tijolo padrão: Pesa 1 quilo, mede 30x15x15 cm e são utilizados 22 tijolos por m² de parede.
  2. Tijolo médio: Pesa 550 gramas, mede 15x15x15 cm e são utilizados 44 tijolos por m² de parede.
  3. Tijolo canelado: Semelhante ao padrão, mas é utilizado para instalações sanitárias e elétricas.

Visão Sustentável e Impacto Triplo

Com uma clara visão de construir um futuro mais sustentável, o Easybrick promove a economia circular e maximiza o uso de recursos disponíveis. Seu sistema de construção tem um impacto triplo:

  1. Econômico: Valoriza um material descartado e gera economias financeiras.
  2. Ambiental: Evita que o plástico termine em aterros sanitários ou lixões a céu aberto.
  3. Social: Colabora com cooperativas e ONGs, construindo habitações de forma eficiente e sustentável.

Inovação na Construção

O Easybrick transforma resíduos plásticos em tijolos leves, precisos e duráveis. Esses tijolos se encaixam como peças de Lego, oferecendo um sistema construtivo simples e inovador com excelente capacidade de isolamento térmico.

O polipropileno, utilizado nos tijolos Easybrick, possui uma vida útil estimada em 1000 anos, garantindo construções duradouras. Com planos de expansão no Paraguai, Chile e Brasil, o Easybrick busca levar sua revolução sustentável além da Argentina.

Projetos Futuristas

Além dos tijolos, o Easybrick está começando a fabricar telhas com plástico reciclado e em breve oferecerá cursos de construção para mulheres, contribuindo para reduzir a brecha de gênero no setor.

O Easybrick demonstra que construir um futuro sustentável é uma realidade alcançável hoje, abordando o grave problema ambiental do plástico não reciclado e propondo soluções inovadoras e sustentáveis na indústria da construção.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

As termas do fim do mundo voltam a funcionar na Terra do Fogo.

O Município de Tolhuin iniciou uma operação de desocupação nas Termas del Río Valdez, conhecidas como as do Fim...

Noticias relacionadas