Criam um material revolucionário para pavimentos sustentáveis.

Más leídas

Num avanço que poderia transformar a indústria da construção, dois engenheiros de San Juan criaram um material sintético inovador como alternativa sustentável para o asfalto tradicional. Este pavimento sustentável, resultado de seis anos de pesquisa, já foi patenteado e se posiciona como uma solução mais eficiente e respeitosa com o meio ambiente.

Os engenheiros Roberto Vivas e Jorge Mora lideram este projeto que está alinhado com os princípios da economia circular. “Nosso objetivo é oferecer uma alternativa ao asfalto que seja mais amigável ao meio ambiente. O asfalto é um recurso com os dias contados”, explicou Vivas. Além disso, Mora destacou: “Este material é o resultado de anos de estudo universitário e tem um grande potencial para impulsionar o desenvolvimento sustentável”.

O material, denominado Liganus, se destaca por sua fórmula baseada em polímeros e proporções específicas, que constituem o núcleo de sua inovação. Ao contrário do processo tradicional que utiliza altas temperaturas, a elaboração de Liganus é realizada a frio, reduzindo significativamente os custos e as emissões de carbono associadas.

Crean en Chile un asfalto autorreparable
Asfalto autorreparable

Impacto na construção de pavimentos sustentáveis

Além de ser uma alternativa econômica, Liganus tem o potencial de mudar a forma como são pavimentadas estradas e espaços urbanos globalmente. Sua adoção poderia marcar um antes e um depois na busca por soluções sustentáveis para a infraestrutura viária.

Este desenvolvimento não apenas reflete a capacidade de inovação da região, mas também contribui para o avanço em direção a práticas mais responsáveis na construção. Com projetos como este, a sustentabilidade e a eficiência se tornam os novos pilares do futuro urbano.

Alternativas de pavimento amigáveis ao meio ambiente

Existem várias alternativas de pavimento amigáveis ao meio ambiente, entre elas os pavimentos de materiais naturais, que são uma opção sustentável e duradoura. Alguns exemplos são: 

  • Madeira: Pode-se usar madeira de origem responsável e verniz inócuo. Recomenda-se utilizar espécies autóctones do país para reduzir a pegada de carbono. 

  • Cortiça: É um material renovável que vem da casca do sobreiro. É um bom isolante e repelente de insetos. 

  • Linóleo: É fabricado com óleo de linhaça, farinha de madeira e pó de cortiça. É um pavimento ecológico muito conhecido. 

Mas também podem ser implementados pavimentos de materiais reciclados, que também são uma alternativa sustentável que reduz a quantidade de resíduos. Por exemplo, o concreto para estradas pode conter 20% ou mais de conteúdo reciclado. 

Também poderia ser considerado o uso de pavimentos permeáveis, que permitem que a água flua através da superfície, reduzindo o risco de inundações. Além disso, pode-se optar pelo ecocimento, que é fabricado com materiais reciclados e é mais eficiente energeticamente do que o cimento tradicional.

Já conheces nosso canal no YouTube? Inscreve-te!

Últimas noticias

Não são todas iguais: estudo confirma a existência de quatro espécies de girafa.

Um recente análise da morfologia craniana das girafas confirmou o que estudos genéticos haviam apontado quase uma década atrás:...

Noticias relacionadas