Para combater a poluição sonora, foi desenvolvido um projeto totalmente inovador de dados. Trata-se do “Network de Silêncio“, um aplicativo criado para combater os efeitos do ruído com um mapa global colaborativo.
O projeto inovador, baseado em celulares com mais de 350.000 usuários em nível mundial, foi criado para combater a poluição sonora por meio do crowdsourcing de dados locais.
Lá, qualquer pessoa pode ver quanta poluição sonora pode esperar ao se mudar para uma nova área, abrir um negócio lá ou simplesmente ir a um café ou sair para caminhar.
“Silêncio network”: assim funciona o app contra a poluição sonora
O objetivo do aplicativo é equipar as empresas e os responsáveis pelas decisões urbanas com dados detalhados sobre a poluição sonora e ajudar a reduzir o estresse e os riscos para a saúde associados ao ruído.
Poluição sonora nas cidades.
Silêncio é uma DePIN, uma rede descentralizada que utiliza tokens para incentivar as pessoas a colaborar. Já está presente em cerca de 180 países e foi projetada com medidas de segurança de privacidade.
É importante esclarecer que não escuta os usuários e apenas coleta informações de forma anônima.
Reduzir a pegada de carbono
Este app para reduzir a poluição sonora adotou uma abordagem centrada nos smartphones em vez de ter que configurar seus próprios sensores, o que também revela um compromisso com a redução da pegada de carbono.
Por isso, escolheram construir sobre “peaq“, uma blockchain de camada 1 projetada especificamente para impulsionar DePIN: utiliza a tecnologia mais ecológica em Web3.
“Não temos problemas de escalabilidade e é rentável ao mesmo tempo. Empoderam projetos como o nosso ao permitir redes de infraestrutura de propriedade da comunidade”, declaram desde o app.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!