Com o objetivo de remediar a extração de áridos em Cervantes, Rio Negro, criaram um humedal artificial, chamado “El Maca”. Os resultados da proposta, quatro anos após seu início, surpreenderam: serviu de refúgio para a biodiversidade e apareceram cerca de 120 espécies de aves.
A Hormigonera del Interior SRL (HDI), de Eduardo Pili, dedica-se à extração, classificação e lavagem de áridos para a fabricação do concreto usado na construção.
Há quatro anos começaram a criar um humedal artificial para transformá-lo em um local de conservação da biodiversidade.
Criaram um humedal em Rio Negro: como se formou
Desde 2018, trabalham em uma fazenda dentro do município da cidade de Cervantes. Ao extrair os minerais abaixo do nível freático, provocou-se a entrada de água subterrânea na cava de exploração, resultando na formação de uma lagoa. Como não são utilizadas substâncias tóxicas no processo de exploração, a água é de qualidade.
Desde então, começou a ser observada uma diversidade de espécies de aves residentes e migratórias. Naquele momento, foi realizado um censo e levantamento de aves com o fotógrafo Paul González, avistando mais de 23 espécies no local.
Os humedales desempenham um papel central na conservação da biodiversidade mundial.
Humedal artificial: que espécies o habitam
Atualmente, de acordo com os registros, esse número subiu para 120. De acordo com os levantamentos, na área é possível avistar patos overos, capuchinos, biguá, pato maicero, cuchara, macá plateado, gallaretas de escudete rojo.
Também foi avistado uma andorinha-de-cabeça-vermelha, que estava nidificando, sendo um dos primeiros registros da província. Isso ocorreu no ano passado, e este ano elas retornaram, mostrando que as aves estão seguras.
O projeto do humedal patagônico avança com cada espécie registrada. Com a chegada das aves aquáticas, também surgiram as aves de rapina, como falcões e gaviões.
A equipe responsável pelo monitoramento e acompanhamento é composta pelo consultor ambiental Sebastián Boigues, pelos fotógrafos e naturalistas Paul González, Ignacio Hernández, Axel Feuereisen e Alejandro Carnevale e pelo especialista em aves e naturalista Julián Tocce.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!