A startup climate tech Macoma criou uma tinta ecológica inovadora. Entre as propriedades, ela previne o calor e ajuda a reduzir o gasto energético.
Trata-se de “Cool Roof“. A empresa o apresentou como “produto estrela” e já o lançou à venda. Quais benefícios essa tinta traz ao meio ambiente são essenciais para contribuir para uma construção sustentável.
Como é a nova tinta ecológica da Macoma
Trata-se de um produto com um dos maiores Índices de Reflectância Solar (SRI) que oscila entre 98 e mais de 100%.
A nova tinta da Macoma.
É um isolante térmico para telhados e paredes livre de compostos orgânicos voláteis que reduz a temperatura entre 8 e 10 graus e diminui o consumo de energia em até 35%.
“100 metros quadrados desta tinta equivaleriam à compensação de 28 toneladas de CO2, representando o equivalente a cerca de 800 árvores ou um hectare de floresta”, afirmaram.
Pode ser aplicado em chapa, laje, telha, madeira e qualquer superfície adequada. “Com dupla camada de proteção e maior poder de cobertura, rende o dobro em metros quadrados, gerando uma superfície fresca por fora e para o interior”, destacam desde a empresa.
Sua tecnologia, validada pelo Cool Roof Rating Council, entre outros, se aplica aos pontos Leed de certificação de edifícios por seu desempenho em eficiência energética.
É resistente aos raios UV, impermeável, sem odor, resistente ao mofo e fungos. Destacam que mitiga o aquecimento global e purifica o ambiente, fazendo com que os telhados e paredes respirem.
O produto surge como uma inovação adicional no universo da construção sustentável. Fabricado com materiais naturais e minerais, ele resolve um problema diário e ajuda a reduzir as “ilhas de calor urbano”, um grande problema das cidades atuais.
O que a Macoma faz
A startup ganhou os prêmios Melhor Negócio Verde do Ano 2021 concedido pela Nevada Conservation League e a “Empresa mais inspiradora do ano de 2024” concedido pelo Nevada’s Center for Entrepreneurship and Technology.
Atualmente, eles miram diferentes grupos de interesse, além dos projetos de urbanização, que vão desde o ecossistema industrial para armazéns e instalações de fábricas, até supermercados e atacadistas que necessitam reduzir a temperatura.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!