Depois de se juntar à maior limpeza da história em 2021, o Coldplay lançará seu álbum de vinil feito de plásticos reciclados do oceano. A banda britânica se uniu ao The Ocean Cleanup para essa ação e o álbum Moon Music já está disponível para pré-venda.
A reciclagem de garrafas evitará a produção de mais de 25 toneladas de plástico virgem.
Além disso, reduzirá as emissões de CO2 em 85% em comparação com a produção tradicional de vinil de 140 gramas, conforme informado pelo grupo em um comunicado oficial.
Álbum de vinil feito de plásticos reciclados: como são fabricados
O compromisso do Coldplay. (Foto: The Ocean Cleanup).
A criação de uma edição especial em formato “notebook” incorporou 70% de plástico de rio, interceptado pela organização The Ocean Cleanup do Rio Las Vacas, Guatemala.
Dessa forma, evitou-se que o material poluente chegasse ao Golfo de Honduras e ao Oceano Atlântico.
O compromisso de tornar o décimo álbum do Coldplay o mais sustentável possível se soma a outras medidas inovadoras do grupo, que, em sua última turnê, reduziu em 59% as emissões de CO2, em comparação com a anterior.
Plástico reciclado também em CD
O vinil do Coldplay.
Quanto às edições em CD de Moon Music, serão fabricadas com 90% de plástico reciclado, o que reduzirá as emissões de CO2 na atmosfera em 78%. Também evitará a produção de cinco toneladas de plástico virgem.
No esforço para reduzir o desperdício, a primeira edição do disco (tanto EcoRecord LP quanto EcoCD) será estritamente limitada e com especificações mais altas do que qualquer edição futura, conforme informado pelo grupo.
Crise global de poluição por plásticos
A poluição plástica é considerada uma crise global pela ONU. Representa a segunda maior ameaça ambiental para o planeta, com impactos negativos em todos os ecossistemas, incluindo a biodiversidade marinha, de acordo com a Oceana.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!