A iluminação artificial é uma parte essencial da vida moderna, já que proporciona segurança, conforto e permite realizar diversas atividades quando a noite cai. No entanto, à medida que o mundo avança em direção a modelos mais sustentáveis, a eficiência energética e o impacto ambiental da iluminação tornaram-se temas-chave, graças ao avanço das luzes LED mais sustentáveis.
Nesse contexto, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, desenvolveu uma nova geração de tecnologia LED baseada em perovskita, um material inovador que promete transformar o mercado da iluminação.
A revolução dos LEDs de perovskita
As lâmpadas LED convencionais funcionam com diodos emissores de luz que geram iluminação quando passa corrente elétrica. São mais eficientes e sustentáveis do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas sua produção ainda depende de materiais caros e poluentes.
Os LEDs de perovskita, por outro lado, são mais baratos de fabricar, requerem menos recursos e podem oferecer cores mais vibrantes, tornando-os ideais tanto para a iluminação doméstica quanto para telas eletrônicas.
“O desenvolvimento desses LEDs marca o início de uma nova era na tecnologia da iluminação”, explicou Feng Gao, professor de optoeletrônica na Universidade de Linköping.

Sustentabilidade e economia de energia
Para avaliar o impacto ambiental dessa tecnologia, os pesquisadores analisaram 18 tipos de LEDs de perovskita por meio de estudos de ciclo de vida e avaliação tecnoeconômica. Isso lhes permitiu medir o custo e a pegada ecológica dos materiais utilizados, desde a produção até o desmantelamento do produto.
Um dos principais desafios é o uso de chumbo, um material tóxico necessário para a eficiência da perovskita. No entanto, os cientistas alertam que esse não é o único problema. “A produção de ouro, usado na fabricação dos LEDs, é altamente poluente, com subprodutos como mercúrio e cianeto”, explicou Olof Hjelm, pesquisador da equipe.
Para reduzir o impacto ambiental, os especialistas propõem substituir o ouro por cobre, alumínio ou níquel, materiais mais acessíveis e menos poluentes.
O desafio da durabilidade
Apesar de suas vantagens, os LEDs de perovskita ainda têm uma vida útil limitada. Atualmente, podem funcionar por centenas de horas, mas para serem competitivos e verdadeiramente sustentáveis, devem superar as 10 000 horas de duração.
A equipe de pesquisa está confiante de que avanços em materiais e técnicas de produção permitirão otimizar essa tecnologia nos próximos anos, abrindo caminho para um futuro onde a iluminação seja mais eficiente, acessível e ecológica.

Quais são as vantagens da luz LED?
Atualmente, muitas empresas se dedicaram à fabricação de luminárias LED para criar todo tipo de ambientes. Pode ser aplicado na iluminação de ruas, praças, jardins, escritórios, fábricas, residências ou veículos.
Com a instalação de lâmpadas LED em casa, é possível obter uma economia significativa na conta de luz, pois consomem muito menos energia do que o sistema de iluminação tradicional. Até menos do que as chamadas lâmpadas de baixo consumo, que utilizam o mesmo princípio que os tubos fluorescentes.
O uso da tecnologia LED na iluminação teve um efeito benéfico para o meio ambiente. É chamada de iluminação ecológica porque não utiliza mercúrio ou gases que causam o efeito estufa e aumentam o aquecimento global. Isso faz com que a escolha de substituí-las pelas halógenas tradicionais seja a decisão mais inteligente, devido à sua eficiência energética e eficácia luminosa.
Benefícios da luz LED
- Economia energética significativa: A eficiência da luminária baseia-se em sua ampla vida útil em comparação com a tradicional, bem como em seu baixo consumo energético.
- Baixa emissão de calor: Projetadas com dissipador de calor, o que ajuda a evitar sobrecargas.
- Produz luz nítida e brilhante com acendimento imediato, evitando piscadas.
- Maior duração do que as lâmpadas tradicionais: A vida útil dos LEDs pode chegar a 20.000 e 50.000 horas, o que equivale a aproximadamente 6 anos, enquanto a de uma lâmpada halógena dura apenas 2.000 horas.
- Fácil instalação.
- Economia significativa na conta de luz: A economia pode chegar a até 80%.
- Possibilidade de controle da intensidade luminosa com controle remoto: Algumas luminá