O motor mais eficiente da história: usa água em vez de gasolina.

Más leídas

Uma alternativa altamente considerada ultimamente como um possível substituto dos motores de combustão por uma forma mais eficiente são aqueles que funcionam com base em hidrogênio. Armazenado a alta pressão em um tanque, pode fornecer energia a uma célula de combustível.

Também pode funcionar diretamente como combustível substituto da gasolina ou do diesel. O hidrogênio se destaca por ter uma maior densidade de energia por unidade de massa, e seu processo de combustão produz água como principal subproduto, em vez de emissões nocivas como os gases NOx.

Fabricantes do setor automotivo e da aviação estão pesquisando essa modalidade para verificar se é possível prolongar a vida dos motores de combustão. O futuro dos veículos de zero emissões não está 100% definido, então é possível que tecnologias baseadas em hidrogênio surjam como uma oportunidade para revitalizar os motores de combustão interna.

H2 Starfire: um motor revolucionário

Um exemplo dessa realidade é o H2 Starfire, um motor de hidrogênio ainda em fase experimental criado pela empresa americana Astron Aerospace. Segundo a empresa, o H2 Starfire é mais compacto e leve do que outros modelos de hidrogênio desenvolvidos por outros fabricantes.

Além disso, é um modelo menos poluente com uma eficiência térmica superior aos motores de hidrogênio e em comparação com os melhores de gasolina disponíveis no momento.

Os modelos de gasolina das marcas conhecidas têm uma eficiência térmica que varia entre 20 e 40%, enquanto o H2 Starfire atinge 60% devido ao seu design inovador que não requer um sistema de pistões e utiliza dois eixos que giram em direções opostas.

Benefícios e futuro do H2 Starfire

Possui dimensões de 29x32x44 cm e pesa 54 kg. Além disso, esta peça tem a capacidade de gerar 400 CV e um torque de 678 Nm, superando em desempenho muitas peças tradicionais.

Um benefício crucial é que não emite NOx (óxidos de nitrogênio), pois mantém a temperatura de combustão abaixo do limite necessário para o desenvolvimento desses gases.

Vale ressaltar que os modelos convencionais funcionam a temperaturas próximas a 1.300ºC, em contraste com o H2 Starfire que opera em temperaturas mais baixas, produzindo apenas vapor de água e ar como subprodutos.

Assim que este motor passar com sucesso nos testes finais e chegar ao mercado, poderá se tornar o motor de combustão mais eficiente da história.

Alta competição e eficiência

A alta competição, como a Fórmula 1, poderia ser um espaço de testes eficiente para este modelo quando estiver pronto para comercialização. As peças da Fórmula 1 possuem uma eficiência térmica próxima a 50%, sendo consideradas as mais eficientes. No entanto, a empresa garante que o H2 Starfire ultrapassa esse número, atingindo 60%.

A Astron Aerospace está ciente de que está no caminho certo para participar da “corrida pelo melhor motor de emissão zero”. Além de oferecer uma eficiência impressionante, este motor produz apenas água como subproduto, razão pela qual mencionamos que “queima água em vez de gasolina”.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Por que no verão aumentam os abandonos de animais de estimação.

Com o verão, não apenas chegam novidades de férias e de praia, mas também são conhecidos dados alarmantes, como...

Noticias relacionadas