Após os incêndios florestais que devastaram mais de 160 quilômetros em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, um grupo de estudantes mexicanos desenvolveu um sistema avançado de previsão de incêndios que salva vidas. Esta iniciativa surgiu depois que o fogo em Los Angeles causou a morte de 24 pessoas, uma cifra que pode aumentar devido aos esforços dos bombeiros para conter as chamas.
O que está acontecendo na Califórnia é apenas um claro exemplo de as tragédias que a natureza pode causar, resultando em grandes perdas. Em março de 2024, o fogo atingiu gravemente o México, onde as chamas devastaram mais de 32.000 hectares em apenas um mês, resultando na morte de aproximadamente quatro pessoas devido aos incêndios.
Diante dessa situação, um grupo de estudantes dos campi de Sonora e Guadalajara da principal universidade de engenharia do México, o Tecnológico de Monterrey, desenvolveu um sistema avançado de previsão de incêndios florestais com aprendizado de máquina. Foi assim que nasceu o Phoenix Eye, um projeto que utiliza Inteligência Artificial para prever a trajetória dos incêndios e enviar alertas para pessoas que possam estar em risco, mesmo em áreas com acesso limitado à internet e energia.
Esta ferramenta de previsão de incêndios florestais conta com um protocolo de comunicação LoRa, que inclui um sistema sem fio que permite a interconexão de dispositivos a longa distância. Além disso, ajuda as autoridades a salvar vidas e proteger as comunidades dos incêndios.
O futuro do sistema avançado de previsão de incêndios, Phoenix Eye
Os oito empreendedores e criadores do Phoenix Eye, conseguiram ganhar reconhecimento, não apenas localmente, mas também internacionalmente, após participarem da competição Prototypes for Humanity em Dubai, uma competição de grande prestígio mundial onde são apresentados trabalhos de todo o mundo.
Além disso, o Phoenix Eye recebeu o apoio do programa The Coramino Fund do Tecnológico de Monterrey e Gran Coramino, onde receberam diferentes orientações para poder impulsionar o projeto tanto no aspecto técnico quanto no desenvolvimento do negócio. Isso os ajudou a fortalecer as bases de seu crescimento e implementação.
Incêndios na Califórnia: o vento aviva o fogo em Los Angeles e já há 24 mortos
Os incêndios na Califórnia continuam ativos. Los Angeles, em particular, enfrenta nos últimos dias uma crise sem precedentes devido a que o fogo já devastou bairros inteiros e deixou um saldo de pelo menos 24 mortos.
Além disso, nas últimas horas os ventos na região avivaram as chamas e milhares de pessoas foram evacuadas.
As autoridades informaram que 16 pessoas estão desaparecidas, e espera-se que esse número aumente à medida que avançam as operações de resgate.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!