O Parque Nacional Lanín já possui mais de 50 mil árvores nativas

Más leídas

As florestas de Araucaria araucana no Parque Nacional Lanín (PNL), em Neuquén, estão crescendo cada vez mais, graças ao trabalho da Associação Amigos da Patagônia (AAP), que, junto com a equipe técnica do parque e dezenas de voluntários, voltou a trabalhar na restauração com o plantio de mais de 50 mil árvores nativas.

Durante os dias 17 e 18 de outubro, os membros da AAP plantaram cerca de 1.200 mudas de araucárias em um local estratégico da floresta, que é única no mundo e foi severamente afetada pelo incêndio ocorrido em 2013. Essas novas mudas se somam às outras 2.000 plantadas no início de outubro pelo parque, então as margens do Lago Ñorquinco agora contam com 3.200 mudas novas.

Este projeto de plantação, que coincide com o Programa Fazemos Floresta da AAP e o Projeto Pewen do PNL, é o resultado do esforço coletivo e contínuo da comunidade para a conservação e preservação das florestas nativas, já que este novo plantio alcançou a marca de 50 mil árvores nativas plantadas em espaços degradados tanto na Patagônia quanto no restante do país.

Após o plantio, a equipe dos Amigos da Patagônia visitou o viveiro Currumil, produtor de mudas da localidade de Quillén, que faz parte dos viveiros que produzem árvores e plantas nativas na região com o objetivo de recuperar e proteger a biodiversidade. Por fim, a ONG comemorou seu 25º aniversário em San Martín de los Andes, com a presença de convidados especiais.

A Associação Amigos da Patagônia plantou 1.200 mudas de árvores nativas. Foto: AAP. A Associação Amigos da Patagônia plantou 1.200 mudas de árvores nativas. Foto: AAP.[/caption>

A comemoração do aniversário da AAP

As margens do Lago Logo foram o local escolhido pela Associação Amigos da Patagônia para celebrar seu 25º aniversário com um evento que reuniu sua comunidade para comemorar as conquistas da associação no mesmo lugar onde tudo começou.

Ao longo de sua história, a associação capacitou mais de 60 mil vizinhos e líderes locais, além de plantar mais de 50 mil árvores e mobilizar centenas de voluntários, empresas e municípios para trabalhar em conjunto com eles na promoção de projetos de educação, reflorestamento e sustentabilidade.

Na celebração estavam presentes a família do fundador Cristian Graf, Vivian Vignaro, pioneira em educação ambiental; o renomado artista local Iván Moricz Karl, que ilustrou o logo da organização, Mario Gómez, membro fundador, e convidados da FM Del Lago. Também contaram com música ao vivo da Orquestra Escola dos Andes, berço de músicos e brigadistas locais.

Últimas noticias

Córdoba fortaleceu a legislação para proteger espécies em perigo de extinção

Em sua 17ª sessão ordinária do ano, a Unicameral de Córdoba aprovou uma modificação da Lei 6.964, de Áreas...

Noticias relacionadas