Perda de fauna silvestre: esta é a principal causa

Más leídas

A perda de fauna silvestre é um dos problemas que causam o deterioração da biodiversidade. Na Argentina, um relatório recente revelou que uma das principais causas é o atropelamento de animais nas estradas.

Geralmente, nas estradas que atravessam áreas naturais protegidas. Isso ocorre principalmente no norte do país. Apenas em Misiones (especificamente no norte provincial), estima-se que mais de 5000 exemplares morrem por ano.

Principalmente, devido a pessoas que não respeitam os limites de velocidade estabelecidos e sinalizados, conforme indicado pela Fundação Vida Silvestre Argentina.

Perda de fauna silvestre: o problema do atropelamento

Esta problemática não só representa um risco para a vida selvagem, mas também para a segurança das pessoas. Por isso, a organização começou a implementar uma série de ações de comunicação e conscientização.

Dois jaguares no Gran Chaco. Foto: Eduardo Fragoso/Greenpeace O jaguar, espécie particularmente afetada.

“Há muito tempo, a Vida Silvestre vem implementando várias ações e participando de campanhas tentando combater essa problemática. Desenvolvemos e distribuímos adesivos, divulgamos mensagens de rádio, instalamos placas, realizamos campanhas nas redes sociais e organizamos palestras para conscientizar sobre os atropelamentos”, Lucía Lazzari, coordenadora do programa florestas da ONG.

“Além disso, apoiamos o monitoramento de pontes e bueiros como passagens alternativas para a fauna, a fim de identificar possíveis adaptações ou melhorias”, indicou.

As ações planejadas estão concentradas na região das Cataratas do Iguaçu e incluem a divulgação de mensagens em rádios de Puerto Iguazú, placas públicas, redes sociais e ações de imprensa.

Multa milionária por atropelar um jaguar

Matam outro jaguar que foi atropelado O jaguar que foi atropelado em Iguazú.

Neste contexto, vale lembrar que há pouco tempo, uma empresa de turismo em Iguazú pagou uma multa recorde por ter atropelado um jaguar.

No início do mês, na rodovia nacional N°12 em 2 de outubro, um exemplar morto foi encontrado. O motorista de uma van da Caracol Internacional se entregou pelo ocorrido e decidiu pagar uma multa de $ 20 milhões ao Ministério de Ecologia e Recursos Naturais de Misiones.

O incidente não só representou a perda de um exemplar em perigo de extinção, já que há menos de 250 na Argentina, mas também expôs uma série de falta de responsabilidade ambiental no turismo.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Sem mais plástico: França quer proibir a água engarrafada

Uma proposta inovadora relacionada com a redução do plástico está em andamento na França. Trata-se de proibir a água...

Noticias relacionadas