19% de Tucumán está protegido: 428.300 hectares em conservação.

Más leídas

Nos últimos dias, foi lançado o **Mapa de Áreas Protegidas do Norte Grande da Argentina**, destacando que Tucumán possui 14 áreas protegidas que abrangem [428.300 hectares em conservação](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/san-luis-sumara-tres-reservas-naturales-privadas-al-sistema-de-areas-protegidas/), o que equivale a 19% de sua superfície total. Esse esforço está inserido na iniciativa global 30×30, que busca **proteger 30% dos ecossistemas terrestres e marinhos do planeta até 2030**.

A elaboração do mapa foi liderada pela **Fundación ProYungas**, em colaboração com o **Conicet**, e com a contribuição das administrações provinciais e nacionais de **Parques Nacionales (APN)**. Essa ferramenta técnica visa facilitar a tomada de decisões estratégicas em termos de gestão ambiental.

O lançamento oficial ocorreu em 10 de dezembro na Casa de Jujuy, em Buenos Aires, em um **evento organizado pela Fundación ProYungas e pelo Ministério de Ambiente e Mudanças Climáticas de Jujuy**, como parte do projeto Impacto Verde, financiado pela União Europeia. Este evento reuniu autoridades provinciais do Norte Grande, representantes de entidades internacionais, como a Embaixada da França e a União Europeia na Argentina, além de organizações ambientais e de financiamento.

O **Norte Grande argentino**, que abrange **quase 85 milhões de hectares** (30% do território nacional), é **a região mais diversa do país**, com 11 das 18 ecorregiões argentinas e dois terços de sua biodiversidade. Entre seus ecossistemas encontram-se **selvas subtropicais, bosques secos, matagais, pastagens, áreas úmidas e regiões de altitude andina**, que vão desde o nível do mar até os 6.000 metros nos Andes.

Áreas protegidas em Tucumán. Foto: ProYungas.
Áreas protegidas em Tucumán. Foto: ProYungas.

Tucumán e as hectares em conservação

Atualmente, esta região do Norte Grande argentino possui **181 áreas protegidas que conservam cerca de 14 milhões de hectares** (17% de sua superfície). De fato, 14% dessas áreas estão sob a administração de Parques Nacionales, enquanto o restante depende de gestões provinciais ou privadas.

Além disso, no caso de Tucumán, **19% de sua superfície está sob algum tipo de conservação**, com áreas protegidas que incluem parques nacionais e reservas provinciais, bem como locais de designação internacional, como sítios Ramsar, reservas da biosfera e patrimônios da humanidade.

Nesse sentido, o projeto Impacto Verde busca **promover a conservação da biodiversidade, a produção sustentável e as ações de mitigação das mudanças climáticas no Norte Grande**. O Mapa de Áreas Protegidas é um resultado-chave dentro de uma estratégia regional para priorizar a preservação da natureza, fomentar parcerias público-privadas e fortalecer as oportunidades de conservação.

áreas protegidas
áreas protegidas

O que são e qual é a função das áreas protegidas?

As áreas protegidas são **[espaços terrestres ou marinhos dedicados à conservação da natureza](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/donan-mas-de-80-hectareas-con-bosque-nativo-a-las-areas-protegidas-de-misiones/)** e de sua biodiversidade. Sua função é preservar o meio ambiente, frear seu deterioro e garantir a conservação da natureza e seus valores culturais a longo prazo.

As áreas protegidas têm várias funções, incluindo:
– **Conservação da biodiversidade:** Abrigam flora e fauna em perigo de extinção.
– **Fornecimento de água:** São um reservatório de água potável para as populações locais.
– **Mitigação das mudanças climáticas:** Reduzem a frequência de eventos climáticos extremos.
– **Desenvolvimento econômico:** Fomentam economias locais e geram empregos.
– **Valor científico e educativo:** Oferecem oportunidades para pesquisa e educação.
– **Espaços de recreação:** Proporcionam locais de lazer ao ar livre.

Para contribuir com a proteção das áreas protegidas, existem várias recomendações que podem ser implementadas, como **evitar incêndios, respeitar as trilhas demarcadas, não alimentar a fauna local e informar-se** sobre os detalhes do parque ou reserva natural.

**[Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

Os céus mais escuros do mundo ameaçados por um projeto industrial no Atacama

O Observatório Europeu do Sul (ESO) alertou que um "megaprojeto industrial" ameaça os céus sobre o Observatório Paranal, no...

Noticias relacionadas