O Monte Fuji do Japão viu sua primeira nevasca após passar pelo período mais longo sem neve em 130 anos de registros.
A neve caiu no pico mais alto do Japão aproximadamente um mês depois do esperado, enquanto o país se recupera de um de seus verões mais quentes.
Comemoração e Expectativa
A notícia foi bem recebida e os moradores locais comemoraram e compartilharam fotos do pico coberto de neve. A filial da Agência Meteorológica do Japão em Shizuoka detectou neve na quarta-feira, 6 de novembro.
Quando as fotos do pico coberto de neve foram divulgadas, um usuário do X comentou: “Oh, estava aguardando por isso”. Outro escreveu: “Nunca estive tão animado pela primeira nevasca deste ano”.
O escritório da agência meteorológica em Kofu confirmou oficialmente na quinta-feira a presença de neve no topo do Monte Fuji, já que as nuvens impediram a visão do cume na quarta-feira.
Contexto Climático
Segundo a agência de notícias AFP, este é o avistamento mais tardio desde 2023, quando a neve foi vista pela primeira vez no cume em 5 de outubro. O recorde anterior foi registrado em 26 de outubro, duas vezes: em 1955 e em 2016.
Com temperaturas entre junho e agosto 1,76 °C acima da média, o Japão teve seu verão mais quente já registrado. O clima mais quente que o normal continuou em setembro.
Importância do Monte Fuji
O Monte Fuji, localizado a sudoeste de Tóquio, se eleva a 3.776 metros de altura e é visível da capital em um dia claro. É uma das atrações turísticas mais populares do Japão e inspirou séculos de obras de arte. Sua última erupção ocorreu há pouco mais de 300 anos.
A encosta do Monte Fuji está repleta de santuários budistas, arcos torii e outros elementos da cultura japonesa. No passado, os samurais realizavam seus treinamentos aos pés do Monte Fuji para canalizar a força que lhes transmitia esta montanha sagrada.
Embora seja difícil atribuir o atraso na nevasca no Monte Fuji diretamente às mudanças climáticas, está de acordo com o que os especialistas preveem em um mundo em aquecimento.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!