Um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) revela que quase metade das espécies de corais construtores de recifes, que vivem em águas tropicais, estão em perigo de extinção.
Impacto da Mudança Climática e Outras Ameaças
O aumento das temperaturas causado pela atividade humana tem provocado um branqueamento em massa dos recifes de coral, ameaçando ecossistemas cruciais para a vida marinha e para os meios de subsistência das populações dependentes.
Os corais também estão ameaçados pela poluição, doenças e pela pesca não sustentável.
Avaliação e Dados Atualizados
A UICN continua a avaliar os riscos para os corais que vivem em águas frias e mais profundas. De acordo com a última avaliação, 892 espécies de corais construtores de recifes em águas tropicais estão em perigo de extinção.
Recomendações e Chamado à Ação
O organismo exorta os negociadores na COP29 a agir rapidamente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A diretora geral da UICN, Grethel Aguilar, destacou a importância dos ecossistemas de recifes de coral para a humanidade.
Resultados do Estudo no Atlântico
Um estudo publicado na PLOS ONE conclui que quase uma em cada três espécies de corais formadores de recifes no Atlântico está em perigo crítico de extinção.
Futuro dos Recifes de Coral
Sem decisões adequadas por parte dos líderes mundiais, a perda de recifes e a extinção de espécies de corais aumentarão significativamente, alertou David Obura, especialista em corais da UICN.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve-te!