Primeira onda de calor com temperaturas extremas de 2025 na Argentina
Com temperaturas extremas, o termômetro sobreaquece e em grande parte do país começa a primeira onda de calor de 2025. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), nesta segunda-feira a Cidade de Buenos Aires e outras 14 províncias estão sob alerta amarelo devido às temperaturas extremas.
Previsão do tempo para esta segunda-feira
De acordo com o SMN, além da Capital Federal, as áreas afetadas pelas temperaturas extremas são:
-
Grande parte do território da província de Buenos Aires, com exceção da Costa Atlântica
-
Entre Ríos
-
Corrientes
-
Misiones
-
Formosa
-
Chaco
-
Salta
-
Santa Fé
-
Santiago del Estero
-
Córdoba
-
La Rioja
-
San Luis
-
La Pampa
-
Mendoza
Calor extremo na Cidade: previsão semanal
Segundo a previsão do SMN, esta semana na Cidade de Buenos Aires as temperaturas vão aumentar. Nesta segunda-feira o céu estará parcialmente nublado, com vento do norte e temperaturas entre 22 e 33 graus.
Para terça-feira são esperadas condições semelhantes. O céu estará parcialmente nublado, com vento do norte e temperaturas entre 23 e 34 graus. À noite, são esperadas rajadas de até 40 quilômetros por hora.
Na quarta-feira, o termômetro continuará subindo, com uma mínima de 24 graus e uma máxima de 35 graus, acompanhada de vento do norte. Não são esperadas chuvas para nenhum dos três dias.
Para quinta-feira é esperado o registro máximo da semana, com uma mínima de 27 graus e uma máxima de 37 graus, com vento do norte.
A partir de sexta-feira, é esperada uma leve queda na temperatura, que chegará após a previsão de tempestades isoladas, baixando o termômetro para uma mínima de 25 graus e uma máxima de 32.
No sábado, as temperaturas estarão abaixo dos 30 graus, com uma mínima de 23 graus e uma máxima de 29 graus. Enquanto no domingo, as temperaturas baixarão mais um grau.
O que implica cada nível de alerta por temperaturas extremas
-
Alerta amarelo: Efeito leve a moderado na saúde. Implica que as temperaturas podem ser perigosas, principalmente para os grupos de risco, como crianças, idosos com mais de 65 anos e pessoas com doenças crônicas.
-
Alerta laranja: Efeito moderado a alto na saúde. As temperaturas podem ser muito perigosas, especialmente para os grupos de risco.
-
Alerta vermelho: Efeito alto a extremo na saúde. As temperaturas são muito perigosas e podem afetar todas as pessoas, inclusive as saudáveis.
Recomendações do Ministério da Saúde para temperaturas extremas
As recomendações para esse tipo de evento, segundo o Ministério da Saúde, são:
-
Aumentar o consumo de água sem esperar ter sede para manter uma hidratação adequada.
-
Não se expor ao sol em excesso, nem nas horas centrais do dia (entre as 10 e as 16 horas).
-
Prestar atenção aos bebês, crianças e idosos.
-
Evitar bebidas com cafeína, álcool ou muito açucaradas.
-
Evitar refeições muito fartas.
-
Ingerir verduras e frutas.
-
Reduzir a atividade física.
-
Usar roupas leves, folgadas e de cores claras; chapéu e óculos escuros.
-
Permanecer em espaços ventilados ou climatizados.
É importante lembrar que não existe um tratamento farmacológico para a insolação. Apenas os métodos clássicos mencionados podem prevenir e combater a insolação.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!