Hoje, o **Serviço Meteorológico Nacional** (SMN) anunciou que a Argentina enfrentará o **dia mais quente** do ano até agora. Com **temperaturas extremas que afetam **18 províncias**, as autoridades emitiram alertas amarelas, laranjas e vermelhas, instando a população a tomar precauções para **evitar golpes de calor** e outros riscos associados.
Em Buenos Aires, é prevista uma **máxima de 37°C**, enquanto províncias do norte, centro e oeste registram marcas similares. Em alguns locais, a sensação térmica poderia ultrapassar os **40°C**. Na **capital de Salta** e arredores, espera-se uma **máxima de 30°C**, que poderia ser superada em algumas áreas.
O SMN **destacou que as temperaturas perigosas** afetam especialmente **crianças, pessoas com mais de 65 anos e aqueles que sofrem de doenças crônicas**. As alertas laranjas indicam um impacto moderado a alto na saúde, enquanto as alertas vermelhas sinalizam efeitos altos a extremos, com perigo para toda a população, inclusive **pessoas saudáveis**.
As autoridades recomendam evitar a exposição prolongada ao sol, **manter-se bem hidratado** e usar roupas leves e de cores claras. Além disso, é aconselhável não realizar atividades físicas intensas durante as horas do **dia mais quente**.
Este **fenômeno climático** se soma a uma série de **ondas de calor** que têm afetado o país nos últimos meses, destacando a necessidade de tomar medidas contra o **câmbio climático** e seus efeitos devastadores.
![Hidratarse en el día más caluroso](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/01/dia-mas-caluroso-del-ano.jpeg)
**O que fazer no dia mais quente**
### **Conselhos para proteger sua família no dia mais quente**
### **Prepare-se para o calor extremo:**
#### **Informe-se** **quais medidas tomar no dia mais quente**
Conheça as previsões de calor e umidade do dia, semana e mês para planejar melhor suas atividades ao ar livre.
#### **Kit de emergência**
Mantenha em casa um kit de primeiros socorros com envelopes de sais de reidratação oral (SRO), termômetro, garrafas de água, toalhas ou panos úmidos para refrigeração, um ventilador ou nebulizador portátil a pilhas e uma lista de verificação para identificar e tratar os sintomas do estresse térmico.
#### **Contatos de emergência**
Anote os números de contato de profissionais de saúde e serviços de ambulância ou transporte mais próximos para pedir ajuda em caso de necessidade.
### **Mantenha sua casa fresca**
#### **Cortinas e janelas**
Feche as cortinas ou persianas durante as horas do **dia mais quente** e abra as janelas à noite para refrescar a casa.
#### **Sistemas de resfriamento**
Utilize ventiladores e sistemas de refrigeração se tiver acesso a eles.
### **Evite a exposição ao calor**
#### **Horários e roupas**
Evite sair durante o **dia mais quente**. Organize suas atividades cedo ou ao entardecer, quando está mais fresco. Use roupas leves e folgadas, preferencialmente de algodão, para evitar o calor excessivo.
#### **Proteção solar**
Use protetor solar e procure permanecer à sombra. Use bonés e guarda-sóis para se proteger do sol.
### **Mantenha o corpo fresco e hidratado**
#### **Hidratação**
Beba água regularmente, sem esperar ter sede. Leve consigo uma garrafa de água para manter-se hidratado.
#### **Toalhas úmidas**
Leve uma toalha pequena para se refrescar, umedecendo-a e colocando-a em seu pescoço quando necessário.
#### **Roupa de cama**
Use lençóis de algodão que absorvem melhor o suor e reduzem as erupções cutâneas causadas pelo calor.
#### **Instalações com ar condicionado**
Descubra se há instalações com ar condicionado em seu bairro, como centros de saúde que contem com sistemas de resfriamento.
**[¿Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**