Até 2030, a Colômbia planeja reduzir suas emissões de CO2 em 51%.

Más leídas

Embora a **Colômbia** não esteja entre os maiores **emissores de CO2**, o país enfrenta o ambicioso objetivo de reduzir em 51% suas emissões de **gases de efeito estufa** até 2030.

Essa meta só será alcançável com **esforços conjuntos** entre o governo, a sociedade civil e, de forma destacada, as empresas. Até agora, foram implementadas medidas-chave como a promoção de [energias renováveis](https://noticiasambientales.com/energia/energias-renovables-en-zonas-rurales-chubut-lidera-la-transicion-energetica/), reflorestamento, mobilidade limpa e regulação de atividades industriais poluentes.

“As empresas têm um papel fundamental na redução do CO2 pela sua capacidade de inovação, adoção de tecnologias sustentáveis e otimização de processos que **impactam positivamente o meio ambiente**. Nós, na Família Institucional, agora Tork® como parte da indústria de higiene, desenvolvemos estratégias como a recuperação de dispensadores para **impulsionar a economia circular** e o uso de material PCR (Pós-Consumo Reciclado) para nossas embalagens, entre outros, para reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente”, menciona Paulina Barragán, Gerente de Comunicações da Família Institucional, agora Tork® LATAM.

## Setor energético e metas climáticas da Colômbia
Segundo o último relatório do Ideam, o setor energético lidera as emissões de gases de efeito estufa na Colômbia (30%), seguido pela agricultura (19,57%), resíduos (6,08%) e processos industriais (2,91%). Globalmente, um estudo da InfluenceMap destaca que apenas 57 empresas são responsáveis por 80% das emissões de CO2, o que reforça a necessidade de as grandes indústrias adotarem **práticas sustentáveis** como eixo estratégico.

A ONU destacou que limitar o **aquecimento global a 1,5°C** exige reduções significativas nas emissões de CO2 até 2030. Nesse contexto, as empresas têm um papel fundamental ao liderar com inovação, implementar [modelos sustentáveis e reduzir sua pegada ambiental](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/impresion-3d-reducen-la-huella-ambiental-a-traves-de-la-iluminacion/). Essas ações não apenas mitigam as mudanças climáticas, mas também fortalecem os valores e a responsabilidade das empresas em relação às suas audiências e comunidades.

## Compromisso e resultados tangíveis
Tork® se consolidou como uma marca **referência em sustentabilidade**, implementando iniciativas tangíveis na Colômbia e globalmente. Na fábrica de Medellín, a empresa conseguiu reduzir suas emissões de CO2 em mais de 58% entre 2016 e 2024, superando a **meta global de 35% até 2030**. Além disso, reduziu em 40% seu consumo de água nos últimos dez anos, com o objetivo de alcançar 60% nos próximos três anos.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade é tangível. Conseguimos superar as metas globais graças a uma **renovação tecnológica chave** e a iniciativas que promovem a economia circular”, afirma Barragán.

Globalmente, a Tork® impulsionou inovações pioneiras. Na Austrália, desenvolveu a única fábrica do mundo que utiliza energia geotérmica, reduzindo em 46% as emissões de gases de efeito estufa. Nos Estados Unidos, a marca introduziu dispensadores com **certificação de neutralidade de carbono**, sendo a primeira marca de higiene profissional na América do Norte a alcançar este marco.

Por sua vez, um estudo da Nielsen confirma que 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de **empresas comprometidas com o meio ambiente**. Esse dado reflete como as práticas sustentáveis não apenas ajudam a **mitigar a crise climática**, mas também fortalecem a conexão das marcas com suas audiências.

## Colômbia e um compromisso coletivo
Até 2023, as **emissões globais de CO2** atingiram um recorde histórico, evidenciando a necessidade de políticas mais robustas e um compromisso coletivo.

As grandes indústrias têm o potencial e a responsabilidade de liderar pelo exemplo, adotando práticas sustentáveis que garantam um **futuro habitável para as próximas gerações**.

Últimas noticias

Criam o primeiro mapa detalhado das terras livres de gelo na Antártida.

Uma equipe de cientistas desenvolveu um mapa de alta resolução e um sistema de classificação hierárquica das terras livres...

Noticias relacionadas