Bulldozer apreendido em um campo de Tres Isletas após operação de busca por desmatamento ilegal.

Más leídas

O Tribunal Federal nº 1 de Resistencia, na província do Chaco, ordenou a busca e apreensão de um terreno na área de Tres Isletas, assim como o confisco de uma pá carregadeira que, segundo suspeitas, teria violado a medida cautelar em vigor que proíbe os desmatamentos por um período de seis meses. A operação foi realizada na noite de sexta-feira, 21 de fevereiro.

A resolução foi emitida a pedido do promotor federal Patricio Sabadini, que agiu após uma equipe da Gendarmería Nacional constatar a realização de atividades de desmatamento em uma propriedade próxima a Tres Isletas. O terreno pertence ao empresário florestal Roberto Nardelli, ex-presidente da Câmara de Exportadores de Carvão Vegetal do Chaco.

Investigação e confisco de maquinaria após busca por desmatamento

O juiz Ricardo Mianovich, que atualmente está interinamente no Tribunal Federal nº 1, fundamentou a medida na existência de indícios significativos de um possível ato criminoso que violaria a cautelar anteriormente imposta. Segundo o magistrado, a decisão de confiscar a pá carregadeira é respaldada por sua suposta ligação direta com as atividades investigadas.

Mianovich destacou que o equipamento apreendido “teria uma relação estreita com os comportamentos que se tentam esclarecer na hipótese de crime investigado”. Além disso, qualificou a ação como “razoável, proporcional, necessária e adequada” para o desenvolvimento da ação judicial.

Desmatamento no norte da Argentina

Durante o primeiro semestre de 2024, foram desmatados 59.557 hectares de floresta nativa no norte do país. O número representa a perda de uma área equivalente a 327 campos de futebol por dia. Isso significa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023 (51.600 hectares).

Os dados foram obtidos por meio de um levantamento realizado pela Greenpeace através da comparação de imagens de satélite. Entre janeiro e junho, o desmatamento no Chaco atingiu 27.148 hectares, em Santiago del Estero 21.047, em Formosa 7.162 hectares e em Salta chegou a 4.200.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

A violência criminal no México resultou na criação de uma nova Arca de Noé: pelo menos 700 animais devem ser realocados.

A crueldade e o **(https://noticiasambientales.com/animales/maltrato-animal-clausuraron-definitivamente-el-delfinario-de-un-famoso-hotel-de-mexico/)** não conhecem fronteiras. O **Santuario Ostok**, em Culiacán, no noroeste do México, foi obrigado...

Noticias relacionadas