Chaco aprovou o novo ordenamento de florestas nativas: como fica o mapa

Más leídas

Na última sessão do ano, a Legislatura do Chaco aprovou a atualização do Ordenamento Territorial dos Bosques Nativos da província. Eles fizeram isso ao sancionar a normativa Nº 4152-R, que modifica a Lei 4005-R.

O projeto foi apresentado pelo governador Leandro Zdero. A modificação busca fortalecer a conservação dos bosques nativos e adaptar a normativa aos requisitos estabelecidos pela Lei Nacional 26.331.

O novo ordenamento de bosques do Chaco

Por sua vez, a iniciativa tem como propósito aumentar as áreas de conservação no território e garantir a proteção integral dos ecossistemas boscosos, conforme a lei de bosques.

Além disso, eles aprovaram a consolidação no Digesto Jurídico da Província do Chaco, das leis e seus respectivos textos, organizados tematicamente, sistematizados, atualizados, fundidos, corrigidos, sancionados.

Trata-se daquelas publicadas de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, juntamente com todas aquelas que sejam afetadas por estas, e aquelas que contêm remissões que foram objeto de adequações.

Chaco sancionó el nuevo ordenamiento de bosques.
Chaco sancionó el nuevo ordenamiento de bosques.

Bosques nativos: uma modificação chave

A lei sancionada nesta quarta-feira modificou uma série de questões e estabeleceu, no artigo 5º inc b), que na área amarela deve ser conservado cem por cento (100%) do Bosque Nativo”, uma vez que a normativa original autorizava o desmatamento em 20% desses espaços.

Esta atualização incorporou os artigos 10 e 11 à lei Nº 4005-R. E estabeleceu que nos casos em que houver perda de bosque nativo devido a desmatamentos ilegais, além de exigir sua restauração, as áreas afetadas devem ser mantidas na categoria de conservação do Ordenamento Territorial dos Bosques Nativos em que se encontravam no momento da infração.

Já conheces nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Um paraíso turquesa entre Catamarca e Tucumán: o rio Aguada del Cobre.

Na fronteira entre Catamarca e Tucumán, encontra-se um recanto de extraordinária beleza que parece saído do Caribe: o rio...

Noticias relacionadas