Como se proteger das picadas de escorpião em épocas de calor intenso e o que fazer em caso de picada

Más leídas

Com o aumento de escorpiões em algumas casas devido às altas temperaturas, é importante ter em mente alguns conselhos para prevenir picadas e saber como agir em caso de ser picado.

Medidas preventivas em casa

Para se proteger, verifique e sacuda as roupas e os sapatos antes de usá-los, especialmente a roupa de cama antes de se deitar, e evite andar descalço em áreas onde se sabe que há escorpiões.

Dentro de casa, instale vedantes ou telas em portas e janelas, assim como grades nos ralos. Vede ou controle entradas e saídas de canos, aberturas e rachaduras, revista paredes e repare fissuras. Mantenha o controle de câmaras subterrâneas, canos, porões e cavidades.

Nos arredores de sua casa, organize periodicamente, controle o lixo para reduzir insetos e evite acumular materiais de construção, detritos ou lenha. Se precisar manipular esses materiais, evite o contato direto. Lembre-se de que galinhas, sapos e gatos são predadores naturais dos escorpiões.

O que fazer em caso de picadas de escorpiões

Diante da suspeita de picada de escorpião, devemos agir rapidamente: colocar gelo na região, e procurar o hospital para ser avaliado.
Não é aconselhável realizar tratamentos caseiros. Caso haja evidência de sintomas graves na consulta médica, o paciente deve receber o soro antiescorpiônico para neutralizar a toxina.

Caso contrário, ficará em observação pelo tempo que o médico considerar adequado – a fim de controlar a progressão de sinais e sintomas que exijam outro tratamento -.

  • Evitar apertar ou perfurar a área da picada
  • Não tentar sugar o veneno com a boca
  • Não queimar ou aplicar soluções sobre a picada

picaduras de alacranes

Como age o veneno após a picada de escorpiões?

O veneno é uma neurotoxina que atua nas terminações nervosas periféricas, provocando a liberação de mediadores químicos que são responsáveis pelos sintomas.
Se o veneno atingir diretamente um vaso sanguíneo, a dor pode ser atenuada ou ausente, enquanto os sintomas gerais surgirão com o tempo.

O veneno afeta da mesma forma crianças e adultos?

As crianças são as mais expostas devido ao tipo de reação que apresentam diante do veneno.

Os adultos raramente apresentam reações graves, exceto idosos ou aqueles que têm outras doenças como asma, hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca ou estado nutricional alterado.

O soro antiescorpiônico é fornecido pelo Htal J.F. Muñiz, o Centro de Toxicologia Htal Posadas, o Centro de Toxicologia Htal Fernandez. Qualquer hospital pode solicitá-lo para administrá-lo a um paciente que busca tratamento para picada de escorpião.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

COP16 em Roma: avançam as negociações para financiar a biodiversidade

A COP16 em Roma continua quatro meses após o fechamento abrupto das negociações em Cali, Colômbia, a sede original. Neste...

Noticias relacionadas