Convocam a limpar sementes para reflorestar com tabaquinhos.

Más leídas

A recuperação das florestas de altitude nas serras de Córdoba avança por meio de ações concretas de reflorestamento, conservação da biodiversidade e educação ambiental. Entre elas, está a coleta, preparação e limpeza de sementes de tabaquillo (Polylepis australis), que desempenha um papel fundamental, pois são a base para a produção de mudas que posteriormente serão transplantadas em áreas estratégicas.

Nesse contexto, a ONG Ação Ambiental, por meio do seu programa Sementeira Verde, convida a participar de uma jornada de limpeza de sementes que será realizada na próxima segunda-feira, 14 de abril, das 14h às 18h, na sede da Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidade Nacional de Córdoba, em Ciudad Universitaria.

Durante o encontro, serão limpas as sementes coletadas em fevereiro deste ano e será realizada uma visita de reconhecimento às plantas nativas do viveiro da faculdade. A participação é gratuita e requer inscrição prévia através do site oficial da organização.

Limpar sementes para proteger o meio ambiente

Essa atividade faz parte de um conjunto de projetos de reflorestamento que estão sendo desenvolvidos em áreas-chave das Sierras Grandes, como o Parque Nacional Quebrada del Condorito, Traslasierra e o Cerro Champaquí. Para coordenar esforços, a Secretaria de Meio Ambiente da Província criou a “Mesa del Tabaquillo”, um espaço de trabalho conjunto com diferentes organizações dedicadas à conservação das florestas de altitude.

O tabaquillo é uma espécie nativa fundamental para o equilíbrio ecológico serrano, pois forma florestas únicas que protegem o solo, regulam cursos de água e abrigam uma grande biodiversidade. Sua recuperação é vital para enfrentar as mudanças climáticas e preservar os ecossistemas serranos de Córdoba.

Tabaquillo, espécie autóctone da Argentina. Foto: Wikipedia.
Tabaquillo, espécie autóctone da Argentina. Foto: Wikipedia.

Córdoba: como é o projeto com escolas para plantar árvores nativas

O Parque Industrial de San Francisco, em San Justo, província de Córdoba, lançou um projeto para trabalhar com escolas primárias e plantar árvores nativas. Chamado “Plantando Minha Pegada”, tem como objetivo conscientizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente por meio da germinação da flora local.

A iniciativa é realizada em conjunto com instituições educacionais, a prefeitura, o Serviço Penitenciário e empresas locais. Outro aspecto do programa também promove a economia circular por meio da reciclagem de plásticos. O programa é destinado ao segundo ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Fonte: cba24n.

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas