Convocam a limpar sementes para reflorestar com tabaquinhos.

Más leídas

A recuperação das florestas de altitude nas serras de Córdoba avança por meio de ações concretas de reflorestamento, conservação da biodiversidade e educação ambiental. Entre elas, está a coleta, preparação e limpeza de sementes de tabaquillo (Polylepis australis), que desempenha um papel fundamental, pois são a base para a produção de mudas que posteriormente serão transplantadas em áreas estratégicas.

Nesse contexto, a ONG Ação Ambiental, por meio do seu programa Sementeira Verde, convida a participar de uma jornada de limpeza de sementes que será realizada na próxima segunda-feira, 14 de abril, das 14h às 18h, na sede da Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidade Nacional de Córdoba, em Ciudad Universitaria.

Durante o encontro, serão limpas as sementes coletadas em fevereiro deste ano e será realizada uma visita de reconhecimento às plantas nativas do viveiro da faculdade. A participação é gratuita e requer inscrição prévia através do site oficial da organização.

Limpar sementes para proteger o meio ambiente

Essa atividade faz parte de um conjunto de projetos de reflorestamento que estão sendo desenvolvidos em áreas-chave das Sierras Grandes, como o Parque Nacional Quebrada del Condorito, Traslasierra e o Cerro Champaquí. Para coordenar esforços, a Secretaria de Meio Ambiente da Província criou a “Mesa del Tabaquillo”, um espaço de trabalho conjunto com diferentes organizações dedicadas à conservação das florestas de altitude.

O tabaquillo é uma espécie nativa fundamental para o equilíbrio ecológico serrano, pois forma florestas únicas que protegem o solo, regulam cursos de água e abrigam uma grande biodiversidade. Sua recuperação é vital para enfrentar as mudanças climáticas e preservar os ecossistemas serranos de Córdoba.

Tabaquillo, espécie autóctone da Argentina. Foto: Wikipedia.
Tabaquillo, espécie autóctone da Argentina. Foto: Wikipedia.

Córdoba: como é o projeto com escolas para plantar árvores nativas

O Parque Industrial de San Francisco, em San Justo, província de Córdoba, lançou um projeto para trabalhar com escolas primárias e plantar árvores nativas. Chamado “Plantando Minha Pegada”, tem como objetivo conscientizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente por meio da germinação da flora local.

A iniciativa é realizada em conjunto com instituições educacionais, a prefeitura, o Serviço Penitenciário e empresas locais. Outro aspecto do programa também promove a economia circular por meio da reciclagem de plásticos. O programa é destinado ao segundo ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Fonte: cba24n.

Últimas noticias

Estratégias avançadas para maximizar o autoconsumo solar em empresas

Atualmente, as empresas não apenas buscam gerar sua própria energia por meio do uso de energia solar, mas também...

Noticias relacionadas