Declaram emergência devido ao incêndio em Epuyén: cerca de 2000 hectares estão afetados.

Más leídas

Nas últimas horas, o incêndio em Epuyén, Chubut, avançou ferozmente na área. Até agora, há, pelo menos, cerca de 200 pessoas evacuadas e aproximadamente 2000 hectares afetadas pelas chamas.

Assim confirmaram as autoridades provinciais, enquanto os brigadistas estão sobrecarregados ao combater o fogo.

Isso porque o incêndio apresenta um alto nível de complexidade devido às áreas de interface, onde as chamas avançam próximas a áreas habitadas. Algo que coloca em risco tanto as pessoas quanto as residências.

Incêndio em Epuyén: declarada emergência

O fogo se desencadeou nas proximidades do núcleo urbano e se espalhou rapidamente desde quarta-feira ao meio-dia.

Diferentes instituições estão trabalhando no incêndio“, afirmou Tegid Evans, secretário de Florestas da província. Além disso, ele disse que não têm o número preciso de casas que foram queimadas.

Apesar do árduo trabalho das equipes de emergência, as chamas avançaram rapidamente e obrigaram a fechar a rodovia nacional 40 no setor do cruzamento para Cholila.

O vento complica a situação. (Foto: @cerroyplaya). O vento complica a situação. (Foto: @cerroyplaya).

O fogo, impulsionado pelo vento, continua avançando rapidamente, dificultando as tarefas de controle e causando danos significativos. O incêndio se desenvolveu atrás da Escola Nº 9 Mariano Moreno e no cemitério municipal, conforme informado pela prefeitura.

O executivo de Epuyén, a brigada de incêndios e bombeiros, se reuniu para planejar a operação de evacuação diante do foco de incêndio, que começou de manhã afetando uma área de pinheiros.

Embora se espere que hoje diminuam os fortes ventos registrados ontem, ainda há alerta na região afetada pelo incêndio em Chubut, cujo combate envolve aviões de combate a incêndios, maquinaria pesada e caminhões-tanque.

“São dias muito tristes”

A prefeitura declarou emergência devido ao avanço crítico do incêndio florestal na região.

O prefeito de Epuyén, José Contreras, mostrou-se comovido. “São dias muito tristes porque há muitas casas queimadas e o fogo já avançou. O clima não colabora, há um vento terrível e infelizmente está fora de controle, somente uma chuva milagrosa pode nos ajudar“, assegurou.

“O vento que temos aqui é como o de Comodoro Rivadavia, para ter uma ideia. Com a floresta que temos, é impossível deter as chamas, estamos evacuando para o Ginásio Municipal todas as pessoas”, expressou.

Nesse sentido, Contreras afirmou que “mais de 140 pessoas estão envolvidas na luta contra o incêndio na área do lago em Epuyén”, pertencentes a diferentes instituições da área e locais próximos.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O elo entre clima, biodiversidade e água: a proteção dos serviços ecossistêmicos na América do Sul

Nos últimos anos, incêndios florestais sem precedentes têm devastado diversas regiões do mundo afetando os serviços ecossistêmicos, o que...

Noticias relacionadas