Descongelamento preocupante: geleiras perdem 273 bilhões de toneladas por ano.

Más leídas

Um estudo recente que analisou os glaciares identificou dados preocupantes sobre o deshielo. Desde 2000, o nível do mar aumentou 1,8 cm, e os glaciares são o segundo maior contribuinte para isso.

Nesse sentido, essas reservas de gelo estão desaparecendo mais rapidamente do que qualquer outro lugar do planeta.

Alerta de desgelo: o que diz este estudo sobre os glaciares

Nos últimos 25 anos, os glaciares perderam 18% mais gelo do que a camada de gelo da Groenlândia e mais que o dobro da quantidade perdida na Antártida.

Os cientistas alertam que esse processo pode acelerar ainda mais devido ao aquecimento global. É o que mostra o estudo liderado pelo Serviço Mundial de Vigilância de Glaciares (WGS).

A pesquisa combinou 233 estimativas de mudanças na massa dos glaciares através de observações por satélite da Agência Espacial Europeia e medições em campo realizadas por cientistas especializados.

deshielo de los glaciares O desgelo dos glaciares preocupa.

De acordo com o relatório, em 2010, os glaciares cobriam uma superfície de 705.221 quilômetros quadrados e continham 121.728 milhões de toneladas de gelo. No entanto, em 2023, tinham liberado um total de 6542 toneladas de gelo para o oceano.

Com uma média anual de 237.000 milhões de toneladas de gelo derretido, contribuíram para um aumento do nível do mar de 0,75 mm a cada ano.

Assim, o derretimento dos glaciares supera até mesmo o impacto da perda de gelo na Groenlândia e na Antártida, sendo apenas superado pelo aquecimento dos oceanos.

“A perda de massa continuará”

“Nossas observações e estudos recentes de modelagem indicam que a perda de massa dos glaciares continuará e possivelmente se acelerará até o final deste século”, disse o doutor Samuel Nussbaumer, glaciologista da Universidade de Zurique e diretor do projeto do estudo.

Os pesquisadores apontam que o aumento do nível do mar não é o único problema gerado pelo derretimento dos glaciares.

Nesse sentido, a glaciologista da Universidade de Zurique, Inés Dussaillant, destacou: “Os glaciares são recursos vitais de água doce, especialmente para as comunidades locais da Ásia Central e dos Andes Centrais, onde os glaciares dominam o escoamento durante as estações quentes e secas”.

agua de deshielo A situação dos glaciares.

Outro ponto a ser destacado é que, desde 2000, os glaciares dos Andes meridionais perderam 12,8% de sua massa, enquanto os da “alta montanha asiática”, 8,8% de sua massa.

O Cemitério de glaciares da Islândia

No ano passado, para visibilizar essa problemática, a Islândia inaugurou nada menos que um cemitério de glaciares.

É que somente no país nórdico, 15 se extinguiram no total. E, de acordo com estimativas científicas, metade dos que existem hoje no planeta desaparecerá em 2100, se as emissões não forem mitigadas.

Entre os que são listados como “desaparecidos”, estão o glaciar Pizol, na Suíça (2019), o glaciar Sarenne, na França (2023), o glaciar Anderson, nos Estados Unidos (2015) e o glaciar Martial Sur, na Argentina (2018).

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Criam o primeiro catamarã elétrico e reciclável com impressão 3D na Europa.

Uma empresa espanhola criou o primeiro catamarã elétrico e reciclável de uma única peça na Europa, utilizando tecnologia de...

Noticias relacionadas