Trabalham para restabelecer os serviços básicos que congelam um bairro, onde a água congelada complica a assistência e evacuação.
Um tubo de água colapsou no sudoeste de Detroit, causando inundações e deslocando centenas de residentes. As autoridades trabalham na restauração do serviço enquanto continuam os esforços de assistência e reparação na zona afetada.
Detroit enfrenta uma situação de emergência devido à ruptura de um tubo de transmissão de água de 1,37 metros, o que provocou graves inundações em várias ruas e bairros residenciais. A Autoridade da Água dos Grandes Lagos (GLWA) informou que o incidente ocorreu na madrugada de segunda-feira, 17 de fevereiro, há três dias, deixando centenas de pessoas sem aquecimento e eletricidade em meio a temperaturas abaixo de zero, de acordo com a AP News.
Eles estimam que 400 residências foram afetadas pelo transbordamento de água, com sótãos inundados e danos estruturais consideráveis. As equipes de emergência resgataram mais de 90 pessoas na mesma segunda-feira, algumas delas utilizando balsas de borracha devido ao nível da água. As autoridades disponibilizaram abrigos temporários para os residentes deslocados.
A temperatura na cidade caiu para -17 graus Celsius na madrugada de segunda-feira, o que complicou os trabalhos de recuperação e reparação do tubo que congela um bairro. Embora a causa da ruptura ainda esteja sendo investigada, sugerem que a combinação de infraestrutura antiga e frio extremo pode ter contribuído para o colapso, de acordo com a NBC News.
Como a ruptura do tubo impacta Detroit?
O tubo foi construído em 1930, causando um transbordamento de água que atingiu 1,5 metros em algumas ruas. Relatam que pelo menos 72 residências ficaram sem eletricidade, 190 foram inundadas em seus porões e 174 perderam o aquecimento. Para ajudar os afetados, eles oferecem alojamento temporário em hotéis e cobrirão os custos de alimentação e reparos essenciais para os afetados.
Quais são as causas e consequências de um bairro congelado?
O incidente ocorreu em meio a temperaturas extremamente baixas e um bairro congelado, dificultando os trabalhos de reparação e evacuação. As autoridades indicaram que a ruptura pode ter sido causada por uma combinação do envelhecimento da infraestrutura e das baixas temperaturas. Equipes especializadas têm trabalhado para drenar a água e conter os danos na rede de abastecimento da cidade.
John Roach, porta-voz da cidade, explicou que a causa exata da ruptura ainda não foi determinada, embora o frio extremo e a antiguidade do tubo sejam fatores-chave na investigação, de acordo.
Como avança a recuperação e que assistência receberam os afetados?
Uma equipe de 80 trabalhadores municipais e voluntários está avaliando os danos nas residências afetadas e prestando assistência aos residentes. Segundo o DWSD, das 110 casas visitadas até quarta-feira, 19 de fevereiro, apenas 10 não apresentavam inundações em seus porões, de acordo com o ClickOnDetroit.
As autoridades pediram para ferventar a água em 50 residências como medida de precaução enquanto realizam testes para detectar a possível presença de bactérias no abastecimento. A cidade disponibilizou uma linha de emergência para que os residentes solicitem transporte gratuito através do aplicativo Uber para se deslocarem ao trabalho e fazer compras essenciais.
Os trabalhos de reparação incluem a substituição de uma seção de tubo de 3,7 metros, cuja substituição já foi encomendada e espera-se que chegue nas próximas horas. Estima-se que a restauração total do serviço de água levará seis semanas.

Congela um bairro com residências e veículos afetados
As inundações causaram danos aos veículos, muitos dos quais ficaram cobertos pela água e posteriormente congelados devido às baixas temperaturas. Os residentes relataram que a água entrou nos porões e afetou eletrodomésticos, ferramentas e outros bens armazenados.
A Prefeitura de Detroit confirmou que será responsável pela reparação de caldeiras e aquecedores de água não segurados, bem como pela limpeza dos porões afetados. As autoridades também anunciaram que os veículos danificados serão transportados para uma instalação municipal sem custo e que as tax