Em meio da crise pelos incêndios florestais em vários pontos do país, renunciou a subsecretária de Ambiente da Nação, Ana Lamas. A renúncia se deve a “motivos pessoais” e “esgotamento”.
A decisão surge depois de meses em que o organismo, que agora está sob a órbita do secretário de Ambiente, Esportes e Turismo, Daniel Scioli, perdeu ainda mais recursos e funções desde que Milei assumiu.
Segundo informações, a agora ex-funcionária apresentou sua renúncia na terça-feira ao chefe de Gabinete Guillermo Francos, que pediu para que ela permanecesse e levou 48 horas para aceitar.
Renunciou a Subsecretária de Ambiente em meio à crise pelos incêndios
A área liderada até agora por Lamas tornou-se Subsecretaria com a reconfiguração do Gabinete feita por Milei ao assumir a Presidência.
A grave crise pelos incêndios florestais.
Até então, o ex Ministério do Ambiente tinha a seu cargo mais competências, como as relacionadas à gestão do Sistema Nacional de Manejo do Fogo (SMNF).
A situação piorou, já que, na Patagônia, os incêndios florestais se espalham e já devastaram milhares de hectares, inclusive causando uma vítima fatal: um morador faleceu, além de graves danos materiais.
Os principais focos ativos estão nas províncias de Rio Negro, Neuquén e Chubut: em El Bolsón, e nos parques nacionais Nahuel Huapi e Lanín.
Também continuam ativos os incêndios na província de Corrientes, onde mais de 200 mil hectares já foram queimados pelo fogo nas localidades de Curuzú Cuatiá, Mercedes. Uma professora de 30 anos também faleceu em decorrência das chamas.
Na sua carta de renúncia, Lamas diz que exerceu sua função “com muito orgulho” porque, conforme escreveu, pôde abraçar duas de suas “causas”: “as ideias da liberdade e do ambientalismo”.
Fernando Brom será o novo subsecretário de Ambiente da Nação
Fernando Jorge Brom é o novo Subsecretário de Ambiente.
Após esta renúncia, o empresário Fernando Jorge Brom será o novo subsecretário de Ambiente da Nação. Ele já teve um encontro com Daniel Scioli durante a tarde na Casa Rosada.
Brom já exercia funções dentro da Chefia de Gabinete e na Casa Rosada foi confirmado o seu novo cargo.
Com 67 anos e uma extensa carreira vinculada a empresas alimentícias, onde se destacam funções como gerente comercial/geral da Quickfood SA, La Delicia Felipe Fort, Kraft Foods Argentina e Unilever da Argentina.
Embora essa nomeação tenha sido questionada, do Governo destacaram a sua experiência na gestão corporativa e a sua proximidade com diferentes setores produtivos do país.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!