Excesso de água em Buenos Aires: o alerta do INTA

Más leídas

Através de um relatório recente, o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (**INTA**) alertou sobre o **excesso hídrico em Buenos Aires**.

“Por volta de dois milhões de hectares de terras para pecuária e agricultura **estão debaixo d’água em 13 partidos** de acordo com um levantamento feito para a Confederação de **Associações Rurais de Buenos Aires e La Pampa (Carbap)** a partir de imagens de satélite”, alertou o organismo.

Deste total, mais de **500.000 hectares estão totalmente inundados** e aproximadamente 1.450.000 estão alagados.

### Excessos hídricos em Buenos Aires: os partidos afetados

Os partidos afetados, em diferentes graus, são:

– Olavarría
– Azul
– Benito Juárez
– Laprida
– General La Madrid
– Puán
– Tornquist
– Bahía Blanca
– Coronel Rosales
– Guaminí
– Adolfo Alsina
– Coronel Suárez
– Pringles

Cabe ressaltar que essas condições ocorrem em um período extremamente crítico para as **atividades agropecuárias**.

![A advertência ante o excesso de chuvas.](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2025/03/inta-exceso-hidrico.jpg)

Da mesma forma, é o momento da **semadura de pastagens** e forragens, ou estas encontram-se em estágios iniciais de implantação ou desenvolvimento.

O relatório elaborado pelo INTA listou uma série de diretrizes para que os produtores possam considerar nesses contextos de abundantes **precipitações e complicações** nos campos inundados.

## As recomendações do INTA

O organismo destacou no documento emitido algumas considerações a serem levadas em conta nestes casos:

– Avaliar a **gravidade da inundação**, sua possível duração e a posição do campo em relação ao relevo geral.
– Determinar o **estoque atual de pastagem**, ou seja, quanto forragem disponível há em cada um dos potreiros passíveis de serem pastoreados ou não alagados. Isso pode ser feito por estimativa visual e/ou cortando algumas amostras e pelo menos pesando-as verdes. Existem também ferramentas digitais que podem ajudar a estimar a forragem disponível.
– Estimar a **produtividade desses recursos para os próximos meses**. Para isso, podem ser úteis os guias desenvolvidos pelo INTA e/ou ferramentas como o aplicativo de gestão de pastagem.
– Conhecer a demanda do rebanho para os próximos meses com base nas existências das diferentes categorias e compará-la com a oferta de forragem atual e a curto prazo.

**[¿Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas