Uma **[operação de controle](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/investigacion-de-saneamiento-ambiental-sobre-la-mortandad-de-peces-en-el-arroyo-pergamino/)** realizada na madrugada de sábado em Dina Huapi, Rio Negro, permitiu detectar um caso de **pesca ilegal**, quando duas pessoas foram interceptadas transportando **36 trutas obtidas de forma ilegal**.
O procedimento ocorreu durante uma verificação de rotina em veículos, onde os policiais pararam um carro com dois ocupantes. Ao ser questionado, o motorista afirmou que haviam estado pescando e que levavam apenas quatro exemplares. No entanto, a resposta levantou suspeitas entre os agentes, que solicitaram inspecionar o porta-malas do veículo.
Na inspeção, os policiais descobriram mais de 30 trutas escondidas em sacos de lixo, debaixo do pneu sobressalente. Além disso, encontraram mochilas com os materiais utilizados para a pesca, incluindo as tradicionais “latas” e mais de dois quilos de iscas feitas com farinha e outros produtos.
Diante da evidência da infração, os policiais confiscaram as trutas e o material utilizado, além de aplicar a multa correspondente aos envolvidos. A **pesca ilegal** representa uma **ameaça ao ecossistema** e está sujeita a regulamentações rigorosas para seu controle. As autoridades reiteraram o apelo ao cumprimento das normas vigentes e alertaram sobre as sanções enfrentadas por aqueles que praticam a pesca ilegal, com o objetivo de **preservar a fauna ictícola da região**.

## Trutas pescadas ilegalmente: como é a pesca ilegal no país?
A pesca ilegal é considerada **uma atividade que não cumpre com as normas estabelecidas**, não é declarada ou é realizada em uma pesca não regulamentada.
Entre suas consequências estão a **[ameaça à biodiversidade marinha](https://noticiasambientales.com/animales/murio-el-pez-diablo-negro-avistado-en-aguas-superficiales-que-hay-detras-de-la-historia-que-sorprendio-al-mundo/)**, além de colocar em risco a segurança alimentar mundial, afetar o desenvolvimento sustentável, prejudicar as comunidades costeiras e reduzir os ganhos da pesca legal.
### Argentina e a pesca ilegal
Na Argentina, a pesca ilegal é um problema devido à presença de frotas estrangeiras que entram sem autorização.
A Prefectura Naval Argentina (PNA) patrulha as águas argentinas para controlar a pesca ilegal. De fato, a PNA capturou navios pesqueiros que operavam ilegalmente nas águas da ZEE.
Entre as medidas para combater a pesca ilegal estão a vigilância marítima, a cooperação internacional, a tecnologia de monitoramento por satélite e o sistema Guardacostas.
**[Você já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**