Os incêndios no Parque Nahuel Huapi continuam ativos. Quase três semanas se passaram desde o início dos focos e o combate constante dos brigadistas.
Especificamente, o incêndio em Bariloche não dá trégua. Já foram consumidas cerca de 3500 hectares na região. Além disso, as condições climáticas complicam o trabalho dos bombeiros na área, de forma semelhante ao que acontece na Califórnia.
Incêndios no Parque Nahuel Huapi: números desoladores
Embora ainda não esteja claro, de acordo com as autoridades locais, o fogo pode ter começado durante uma tempestade elétrica em dezembro.
Estima-se que um raio tenha atingido uma das árvores e, por ser uma área de difícil acesso, as chamas se intensificaram rapidamente.
O subchefe do Serviço de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (SPLIF) de Bariloche, Nelson Leal, descreveu a situação como “dramática”. A entrada de Los Rápidos ao Circuito Cascada los Alerces permanecerá restrita até novo aviso e apenas a circulação de veículos autorizados será permitida.
Até agora, os brigadistas explicaram que as áreas mais afetadas são Cerro Colorado, Laguna Quetro, Los Manzanos e Cerro bastión.
Para controlar as chamas, mais de 150 pessoas foram mobilizadas, incluindo 97 brigadistas que trabalham diretamente na linha de frente. Além disso, mais de 80 cidadãos trabalham em logística, apoio e transporte.
Previsões do SMN
O último relatório do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) revelou que a região está com índices laranjas de “risco muito alto de incêndio”, por isso as autoridades pedem cuidados redobrados.
O organismo alertou que, durante todo o dia de segunda-feira, são esperadas rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora. No entanto, destacaram que haverá uma queda significativa na temperatura para o resto da semana, com máximas que não ultrapassarão os 20 graus.
Alerta de incêndio florestal em Tandil
Paralelamente, nas últimas horas, um incêndio florestal de grande magnitude eclodiu no Cerro de la Cruz, a poucos metros do Paseo del Bicentenario, em Tandil. As chamas avançam rapidamente, afetando uma área significativa entre este passeio movimentado e Villa del Lago.
Como os brigadistas trabalham.
Os bombeiros trabalham intensamente na área enquanto o trânsito permanece restrito nas imediações. O acesso principal ao local do sinistro, através da Avenida López de Osornio, está sob controle para garantir a segurança dos moradores.
A extrema seca e as altas temperaturas complicam os trabalhos de extinção, enquanto as características irregulares do terreno aumentam o desafio para as equipes de emergência. Apesar dos esforços, a propagação das chamas continua sendo um risco iminente.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreva-se!