Incêndios na Califórnia: vento, seca e mudanças climáticas, uma mistura letal.

Más leídas

Os incêndios florestais na Califórnia atingiram níveis devastadores, devastando bairros inteiros em Los Angeles e chegando até as colinas de Hollywood. Em menos de 24 horas, as chamas consumiram cerca de 11.000 hectares, deixando um saldo de pelo menos cinco mortos, mais de 1.100 edifícios destruídos e obrigando a evacuação de mais de 100.000 pessoas.

Sem dúvidas, o forte vento do norte, com rajadas de até 56 km/h, favoreceram a rápida propagação dos incêndios, especialmente em áreas residenciais com casas de madeira. A isso se soma uma seca extrema agravada pelas mudanças climáticas, que transformaram o local em verdadeiros barris de pólvora.

Entre os incêndios mais destrutivos estão, Palisades Fire: com 6.407 hectares consumidas pelo fogo, seguida por Eaton Fire, com 4.290 hectares queimadas e cinco vítimas fatais, Hurst Fire, ao norte de Los Angeles, com 1.729 hectares arrasadas, e Sunset Fire, onde o fogo avança rapidamente, especialmente em Hollywood Hills, ameaçando residências próximas ao icônico parque Runyon Canyon.

O fogo deixou mais de 400.000 lares e negócios sem eletricidade, além de obrigar o fechamento de escolas e afetar a qualidade do ar em toda a região.

Incêndios na Califórnia. Incêndios na Califórnia.

Resposta nacional e internacional

Em decorrência desses incêndios, o presidente Joe Biden cancelou sua viagem para a Itália para coordenar a resposta federal, enviando helicópteros, aviões tanque e equipes terrestres, além de aprovar uma declaração de desastre grave. Enquanto isso, o Pentágono enviará helicópteros e sistemas modulares de extinção.

O caos também afetou a indústria do entretenimento. A Academia de Hollywood adiou o anúncio das nomeações ao Oscar, e outros eventos como o Critics Choice Awards também foram adiados.

A luta contra os incêndios florestais na Califórnia evidencia os efeitos combinados das mudanças climáticas e do urbanismo descontrolado. Enquanto os esforços de extinção continuam, há um longo caminho pela frente para a recuperação e prevenção de futuras tragédias.

A gravidade dos incêndios. A gravidade dos incêndios. (Foto: EFE).

A ajuda de outros estados para combater os incêndios na Califórnia

O estado de Oregon também se solidarizou com o que aconteceu na Califórnia, enviando ajuda para combater o fogo. Nesse sentido, a chefe dos bombeiros de Oregon, Mariana Ruiz-Temple, emitiu um comunicado informando que estão apoiando para resolver a situação, garantindo que estão trabalhando o mais rápido possível diante dessa emergência. Além disso, ela acrescentou que ambos os estados sofreram com esses incêndios, portanto estão prontos para se ajudarem mutuamente quando necessário.

Para isso, o estado de Oregon enviou 12 equipes, incluindo 240 bombeiros e 60 caminhões. A ajuda foi enviada após o estado receber o pedido de assistência da Califórnia, feito na terça-feira à noite.

Já conheces nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

5 fatos sobre o jacaré-negro, o mestre do disfarce que vive nos rios da Amazônia.

É muito provável que uma presa do **jacaré-negro** (Melanosuchus niger) não perceba o quão perto está até ser tarde...

Noticias relacionadas