Incêndios na Patagônia: como está a situação

Más leídas

Os incêndios na Patagônia continuam ativos, apesar dos momentos de alívio proporcionados pela chuva em algumas áreas, como em El Bolsón. Existem múltiplos focos e os brigadistas estão trabalhando em diferentes frentes para apagar o fogo que começou em 30 de janeiro.

Inclusive, em alguns pontos, como no Parque Nacional Nahuel Huapi, o drama começou em dezembro. Há chamas lá e no Lanín.

Incêndios na Patagônia: o mapa dos focos e a situação

Em Puerto Madryn, por outro lado, conseguiram extinguir o incêndio iniciado na semana passada e as chamas foram contidas em Epuyén, em Parque Los Alerces e El Pedregoso.

Incêndios na Patagônia. (Foto: Marcelo Martínez- Greenpeace). Incêndios na Patagônia. (Foto: Marcelo Martínez- Greenpeace).[/caption>

Segundo relatórios oficiais divulgados pela Greenpeace, os incêndios florestais neste verão queimaram 37.601 hectares de florestas andino-patagônicas.

Dentro desse saldo estão incluídas 450 hectares em Caviahue (Neuquén), 15.200 hectares no Parque Nacional Lanín (Neuquén), 10.233 hectares no Parque Nacional Nahuel Huapi (Río Negro), 3637 hectares em El Bolsón (Río Negro), 55 hectares em El Pedregoso (Chubut), 3530 hectares em Epuyén (Chubut) e 4496 hectares em Atilio Viglione (Chubut).

Agora, em El Manso, perto de Bariloche, a situação é muito complicada e corre o risco de se agravar.

“Amanhecemos e vamos dormir todos os dias com ansiedade, medo e incerteza”, expressou Daia Giorlando, da zona de El Manso, ao Página 12.

“Agradecemos a ajuda, mas realmente não é suficiente, precisamos de aviões de combate a incêndios, vários, muitos, porque um não é suficiente. E precisamos de helicópteros com helivaldes, elementos aéreos para combater o fogo”, acrescentou.

O festival para colaborar

Esta semana foi anunciado o festival solidário “Buenos Aires le canta a la Patagonia“, que convoca mais de 30 artistas indie renomados para um show neste domingo, 16 de fevereiro, a partir das 13h no Camping.

Trata-se de um espaço de música ao ar livre, localizado na Avenida Libertador 999, no bairro de Recoleta, em Buenos Aires.

Entre os confirmados estão Isla de Caras, Barbi Recanati, Benito Cerati, Mujercitas Terror, Lucy Patané, Clara Cava, El Robot Bajo el Agua, Tom Quintans, Rosario Ortega, Shaman Herrera, Luciana Jury, Sofia Viola, Paul Higgs, María Pién, Mailen Pankonin, Santiago Adano, Sofía Naara, Jazmín Esquivel, Fradi, Krokoff, entre outros.

Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Morreu o peixe-diabo negro avistado em águas rasas: o que está por trás da história que surpreendeu o mundo

O avistamento de um peixe-diabo negro (Melanocetus johnsonii) em águas superficiais, capturado em vídeo pela ONG Condrik Tenerife, causou...

Noticias relacionadas