Apesar do incansável trabalho para conter o fogo, os incêndios na Patagônia continuam avançando. Especificamente, no Parque Nacional Lanín em Neuquén e no Nahuel Huapi em Rio Negro.
Por outro lado, em El Bolsón, os focos estão sendo controlados, embora os trabalhos dos brigadistas e bombeiros continuem. Neste domingo em Chubut, também foi iniciado um incêndio florestal em Trevelin que se espalhou para Esquel.
Incêndios na Patagônia: a situação
Até o momento, os incêndios florestais devastaram pelo menos 37 mil hectares nas províncias de Rio Negro, Chubut e Neuquén, afetando profundamente as comunidades locais.
O último foco, em Trevelin, teve origem perto da Rota Provincial N°34 em uma área conhecida como “Huella de los Rifleros“. Na área, estão trabalhando bombeiros, brigadistas do Serviço de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (SPLIF) de Trevelin, Esquel, Lago Rosario e combatentes do Parque Nacional Los Alerces.

São mais de 100 pessoas buscando conter as chamas, equipadas com 21 caminhonetes, 4 auto bombas, quatro caminhões tanque, uma motoniveladora, uma pá carregadeira, um caminhão e dois aviões tanque providenciados pelo Serviço Nacional de Manejo do Fogo.
As autoridades fizeram um apelo à população para evitar circular nas áreas próximas ao incêndio, que agora se expande em direção à rota 40. Ainda não foi determinada a extensão afetada.
Os outros focos ativos
Os outros focos em Chubut em El Pedregoso, 55 hectares, e em Epuyén, 3500 hectares, estão contidos. Enquanto o de Atilio Viglione continua (cerca de 5 mil ha.).
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!