O presidente dos Estados Unidos, **Donald Trump**, assinou uma ordem executiva que põe fim às proibições impostas aos **canudos de plástico** e anuncia a eliminação do uso de **canudos de papel**, adotados por **razões ecológicas** em grandes cidades, estados e empresas.
A ordem argumenta que os canudos de papel não são funcionais, utilizam produtos químicos que podem trazer **riscos para a saúde**, são mais caros de produzir e frequentemente obrigam a usar vários. Além disso, muitos vêm **envoltos em plástico**, o que mina o **argumento ambiental**.
Trump considera a campanha contra os **canudos de plástico** como “irracional”. A ordem executiva, assinada na segunda-feira à noite, inclui também uma taxa alfandegária de **25% sobre as importações** americanas de alumínio e aço.
O decreto estabelece que “**a política dos Estados Unidos é acabar com o uso de canudos de papel**” e ordena aos responsáveis pelas compras do Estado a tomar medidas para **eliminar a aquisição de canudos de papel** e garantir que não sejam fornecidos em **edifícios governamentais**. Além disso, instrui o assistente do presidente para Política Interna a emitir uma “Estratégia Nacional para acabar com o uso de canudos de papel” num prazo de 45 dias.
O governo do democrata Joe **Biden aprovou no ano passado um plano para **reduzir gradualmente os plásticos de uso único** em departamentos governamentais, com **o objetivo de eliminá-los até 2035**. Trump, que decidiu **retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris**, destinado a combater o **aquecimento global**, desafia assim esta **política ambiental**.

O movimento “**The Last Plastic Straw**”, parte da Coalizão contra a **Contaminação Plástica**, estima que nos **Estados Unidos são utilizados mais de 500 milhões de canudos de plástico por dia**. Criticam que, nas últimas duas décadas, os canudos de plástico se tornaram uma conveniência mínima que gera um desperdício extremo e uma fonte de contaminação plástica.
Entre as **empresas que substituíram os canudos de plástico pelos de papel estão a Disney, Starbucks e Alaska Airlines**.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve agora!