Em Mar del Plata, nas últimas semanas, foram utilizadas pás mecânicas para remover a enorme quantidade de algas acumuladas na Praia Varese. O excesso foi resultado de um fenômeno marinho conhecido como arribação.
Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro (Inidep) garantiram que não representa nenhum tipo de risco sanitário, para tranquilizar a população.

Excesso de algas acumuladas na praia de Mar del Plata: o que aconteceu
Segundo as autoridades, o único efeito gerado em terra firme é o incômodo aos banhistas, tanto dentro da água quanto na areia.
Além disso, o processo de decomposição posterior gera um intenso odor.
Do Inidep, foi explicado que essas arribações estão relacionadas com a dinâmica do mar e suas correntes. Devido às marés, ocorrem desprendimentos destes vegetais, que vivem no leito ou em contato com pedras. Assim, são arrastados e levados em direção à costa, onde se acumulam.
A diferença com o verdete em Entre Ríos
Algumas semanas atrás, apareceu “verdete” em Entre Ríos. Na verdade, tratam-se de cianobactérias, que são vistas nas margens do Rio Uruguai.
Diante disso, a prefeitura informou no domingo que é possível desfrutar normalmente nas praias de Concepción del Uruguay, embora seja recomendada precaução em Banco Pelay.
Nesta praia, foi colocada uma bandeira preta e amarela para indicar precaução.

O verdete ocorre quando as algas microscópicas do sistema aquático experimentam um crescimento acelerado. Isso faz com que se acumulem em áreas de águas tranquilas e se tornem muito visíveis, tingindo a água de uma cor verde intensa.
De acordo com a Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU), mais de 50% das florações de cianobactérias são tóxicas. Tanto para os animais quanto para as pessoas, podendo afetar a pele, as mucosas, o sistema nervoso, digestivo e renal.
Por isso, ressaltaram que podem surgir sintomas, caso haja contato com essas bactérias na água. Estes incluem:
- Dor de cabeça
- Desconforto digestivo
- Náuseas e tonturas
- Irritações na pele e nos olhos
- Inflamação nos ouvidos, nariz e garganta
- Tosse seca
- Pneumonia
- Lesões hepáticas graves
Recomenda-se seguir os sinais indicadores da qualidade da água nas praias e evitar entrar.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!