Uma iniciativa chamativa começou a se desdobrar no México. Eles estão usando casca de ovo para “limpar” o rio Lerma, que está contaminado.
A ideia, liderada pela associação H2O Lerma con Encanto, é apoiada por coletivos e cidadãos de diferentes regiões.
Eles levaram um ano de esforços e utilizam toneladas de material. Como este produto é utilizado.
Casca de ovo para limpar o rio: a nova iniciativa no México
Desde a recolha das cascas até o seu processamento e transporte, milhares de voluntários participaram, como relatam os meios de comunicação locais.
O uso das cascas de ovo para o saneamento da água tem base científica. Em uma planta de tratamento em Jocotitlán, esta técnica permitiu cumprir com a norma ambiental NOM-0021 da Semarnat.
O saneamento com casca de ovo. (Foto: Ramsés Mercado / El Sol de Toluca).
Entre os benefícios, eles afirmam que ajuda a reduzir custos operacionais, diminui os tempos de bombeamento e permite a reutilização da água para irrigação.
Apesar de o saneamento completo e bem-sucedido exigir a vontade e a contribuição de diferentes atores do sistema, sem dúvida a iniciativa trará resultados.
“Confio que é possível”, afirmou Elvia Evangelina Arias Ortega, presidente da ONG. “Se a presidente Claudia Sheinbaum está tornando público que vai trabalhar nisso, não consigo imaginar que não vá. Mas a população também deve exigir. Se o povo não pedir, o governo não dá”, refletiu.
O trabalho do H2O Lerma con Encanto
Conforme detalhado ao OEM.com pela presidente, o trabalho da associação começou há uma década levando uma mensagem de conscientização sobre a água e sua contaminação.
No entanto, ao se envolver mais com a comunidade, descobriram que as afetações iam além do rio.
É que, conforme divulgaram, há um índice muito elevado de pessoas doentes de câncer, insuficiência renal, Parkinson e Alzheimer. “Essas doenças estão relacionadas com os contaminantes e metais pesados na água”, disse Arias Ortega.
Inicialmente, o trabalho deles se focou na proteção de poços através da construção de barreiras com casca de ovo, óxido de magnésio e cal, o que permitiu melhorar a qualidade da água em várias comunidades.
No entanto, quando os recursos se esgotaram, a organização redirecionou seus esforços para o saneamento do rio Lerma.
A contaminação do rio
O rio Lerma, México. (Foto: Wikipedia).
A contaminação do rio Lerma Santiago deve-se principalmente a descargas industriais, águas residuais não tratadas e resíduos agrícolas.
Estes contaminantes incluem metais pesados como chumbo, mercúrio e arsênio, bem como compostos orgânicos tóxicos.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!