Novas pegadas de onça-pintada são encontradas no Parque Nacional Rio Pilcomayo.

Más leídas

Com as novas pegadas de onça-pintada, espera-se identificar o exemplar por meio do monitoramento com câmeras de armadilha, que já registraram no local uma ampla diversidade de fauna, incluindo potenciais presas deste grande felino.

No âmbito do programa de monitoramento do Monumento Natural Yaguareté, guardas-parques do Parque Nacional Río Pilcomayo, localizado em Formosa, registraram novas pegadas de onça-pintada durante o último mês, evidenciando a presença da espécie na área protegida.

As pegadas fotografadas e meticulosamente documentadas pela equipe foram analisadas por técnicos profissionais da APN, confirmando que pertencem a um exemplar de onça-pintada. A dupla verificação foi realizada por especialistas do Projeto Yaguareté (CeIBA-CONICET), validando este significativo registro para o Parque e a região do Chaco.

Pegada de onça-pintada no Parque Nacional Río Pilcomayo

Esta importante descoberta é fruto do incansável trabalho realizado pelo equipe de campo, que diariamente percorre o território dedicando seus esforços à conservação da biodiversidade da região e, especialmente, desta espécie emblemática. Além dos monitoramentos permanentes, quatro estações de câmeras de armadilha foram instaladas dentro da área protegida, com o objetivo de registrar a presença deste exemplar por meio desses dispositivos.

O registro dessas pegadas de onça-pintada representa não apenas uma valiosa evidência científica, mas também um motivo de celebração e um sinal de esperança para a recuperação da população de onças-pintadas na região.

Pegada de onça-pintada em Formosa

Nesse sentido, o trabalho coordenado entre o Parque Nacional Río Pilcomayo, a Direção Regional NEA e o Projeto Yaguareté demonstra que a colaboração interinstitucional é fundamental para o sucesso dos programas de conservação de espécies ameaçadas.

Qual é a situação da onça-pintada na Argentina?

 
Originalmente, a onça-pintada habitava desde o norte da Patagônia até as províncias do norte da Argentina. No entanto, devido às atividades humanas, o habitat natural da onça-pintada foi alterado e reduzido, afetando drasticamente a distribuição original e o tamanho de sua população. Atualmente, estima-se que em nosso país habitam 250 onças-pintadas nas yungas (Salta e Jujuy), Selva Misionera e na região do Gran Chaco (Chaco, Formosa e Santiago del Estero). No entanto, pouco menos da metade vive na selva misionera, que é a porção argentina da Mata Atlântica, onde uma população de menos de 100 onças-pintadas é mantida. Estima-se que restem menos de 20 indivíduos distribuídos entre as províncias de Chaco, Formosa, Salta e Santiago del Estero.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Hidrogênio solar ecológico: pesquisadores sul-coreanos fizeram uma descoberta revolucionária.

Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), em colaboração com as universidades de Hanyang e...

Noticias relacionadas