Novo recorde mundial de limpeza voluntária de rios: mais de 1300 participantes.

Más leídas

Com mais de 1300 participantes, no País de Gales foi estabelecido um novo recorde mundial de limpeza voluntária de rios.

O evento ocorreu na sexta-feira, desde sua nascente no Parque Nacional Bannau Brycheiniog, também conhecido como Brecon Beacons, até a baía de Cardiff.

Recorde mundial de limpeza voluntária de rios

O recorde anterior era de 329 pessoas, estabelecido no Rio Ganges, na Índia, em fevereiro, e agora participaram 1327.

Kate Strong, organizadora do projeto chamado Taff Tidy, disse à BBC que acreditava que a “melhor maneira” de conscientizar sobre “a importância de cuidar de nossa saúde e do mundo natural” era motivar com um recorde mundial.

Strong, a impulsionadora do evento. (Foto: BBC).
Strong, a impulsionadora do evento. (Foto: BBC).

“Acredito que não falamos o suficiente sobre o que podemos fazer todos os dias para ajudar nossos rios”, expressou.

“Sim, estamos organizando um evento de limpeza recorde mundial recolhendo nosso lixo, mas a comida que comemos em casa afeta diretamente nossos sistemas fluviais, o que descartamos nos banheiros afeta diretamente nossos sistemas fluviais”, acrescentou Strong.

“Por isso, acredito que realmente devemos cuidar de nosso sistema de água doce que sustenta a vida”, destacou a ex-campeã de triatlo e detentora de vários recordes mundiais de ciclismo em bicicleta estática.

O evento durou 30 minutos e um juiz do Guinness World Records avaliou as evidências coletadas em oito locais antes de anunciar o resultado.

Louise Tambini, da organização de caridade Keep Wales Tidy, afirma que o Taff era particularmente vulnerável aos efeitos do lixo e que Cardiff “leva a pior parte”.

“Há muitos rios que deságuam no Taff, então em caso de inundação (e temos muitas), toneladas e toneladas de resíduos são arrastadas pelo rio”, explicou.

Um dos mais poluídos do País de Gales

O rio Taff. (Foto: Wikipedia).
O rio Taff. (Foto: Wikipedia).

Nos anos 1970, a bacia do rio Taff era uma das mais poluídas do País de Gales, como resultado da herança industrial dos vales do sul do País de Gales.

“Essa bacia teve uma melhoria significativa na qualidade da água e do meio ambiente, mas ultimamente essa melhoria tem desacelerado”, disse Gail Davies-Walsh, da Afonydd Cymru, ao mesmo veículo local.

Ela acrescentou que os relatórios da agência reguladora ambiental Natural Resources Wales (NRW) não mostraram melhorias nos últimos três anos e que existem preocupações emergentes com produtos químicos e amônia que afetam os peixes.

Por sua vez, Rhian Thomas, gerente de água sustentável da NRW, afirmou que estão “promovendo melhorias por meio de uma regulação sólida da água e uma resposta a incidentes de contaminação”.

A nova lei do governo galês que proíbe o fornecimento de certos produtos plásticos de uso único ajudará a reduzir o fluxo de poluição plástica em nosso meio ambiente.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Hidrogênio solar ecológico: pesquisadores sul-coreanos fizeram uma descoberta revolucionária.

Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), em colaboração com as universidades de Hanyang e...

Noticias relacionadas