O Ministério do Meio Ambiente da Província apresentou o programa Pampa Azul Bonaerense.

Más leídas

A Ministra do Meio Ambiente da Província, Daniela Vilar, lançou o programa Pampa Azul que será responsável pela investigação, monitoramento e conservação da costa bonarense da Província de Buenos Aires.

Pampa Azul foi uma iniciativa nacional transformadora que nasceu em 2014 com o objetivo de inserir a questão marítima na agenda de desenvolvimento do país. Este programa criou o primeiro quadro coordenado entre ministérios, permitindo um planejamento conjunto e decisões baseadas em ciência e tecnologia nacionais, ou seja, uma abordagem integrada na gestão dos recursos marinhos. Infelizmente, o governo nacional paralisou essa iniciativa, mas a gestão do governador Axel Kicillof decidiu retomá-la e replicá-la na Província de Buenos Aires.

“A Província de Buenos Aires é um dos territórios mais importantes para o desenvolvimento marítimo em todos os níveis. Em um cenário político de desfinanciamento e eliminação de políticas estratégicas em nível nacional, o Ministério do Ambiente assume o compromisso de retomar essa iniciativa do território provincial, replicar essa experiência bem-sucedida da gestão de Cristina Fernández de Kirchner e colocá-la a serviço da soberania bonarense“, destacou Daniela Vilar em suas declarações.

A Província de Buenos Aires possui uma costa de aproximadamente 1.200 quilômetros de comprimento, abrangendo desde o Rio da Prata até o Oceano Atlântico Sul-ocidental: é uma extensão que abriga grande diversidade de recursos naturais e atrações turísticas, bem como características produtivas que a tornam um dos territórios com mais potencial para o desenvolvimento.

Os principais objetivos do programa Pampa Azul são:

  • Impulsionar o conhecimento científico para a conservação e gestão dos bens comuns costeiros.
  • Desenvolver tecnologias que permitam aproveitar as energias marinhas.
  • Abordar políticas públicas concretas e integradas diante do avanço da erosão costeira.
  • Implementar estratégias de redução de resíduos costeiros.
  • Promover a conscientização sobre a questão marítima por meio da Educação Ambiental.
  • Potencializar o turismo de natureza.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Hoje é o Dia Internacional da Diversidade Biológica, a data que lembra a necessidade de harmonia e desenvolvimento sustentável.

Todos os anos, em 22 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional da Diversidade Biológica, uma data proclamada...

Noticias relacionadas