O Papa Francisco e seu compromisso na luta contra as mudanças climáticas.

Más leídas

Durante seu pontificado, o **papa Francisco** incluiu entre as lutas sociais e pelos mais humildes que promulgou, a luta contra a mudança climática.

Incluiu o tema em muitos de seus discursos e **até dedicou uma encíclica**.

Poucas horas após seu falecimento, na segunda-feira, aos 88 anos, o secretário executivo da ONU Clima, **Simon Stiell**, o lembrou como “um **defensor incansável da ação pelo clima**”.

## O papa Francisco e a luta contra a mudança climática: a mensagem do pontífice

“Obrigado à sua defesa incansável, o papa [Francisco nos recordou que não pode haver prosperidade](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/muere-el-papa-francisco-a-los-88-anos-un-legado-de-compromiso-ambiental/) compartilhada até que não façamos as pazes com a natureza e **protejamos os mais vulneráveis**”, declarou Stiell em um comunicado.

![Uma imagem frequente era ver o Papa Francisco rodeado de crianças](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/04/El-Papa-rodeado-de-ninos.jpg.webp “Uma imagem frequente era ver o Papa Francisco rodeado de crianças.”) Luta social. Uma imagem frequente era ver o Papa Francisco rodeado de crianças.

O Vaticano já havia abordado a questão do meio ambiente e o antecessor de Francisco, o alemão Bento XVI, foi até **apelidado de “o Papa verde”**.

Mas foi Jorge Bergoglio quem publicou em 2015 a primeira encíclica sobre a questão de como proteger o planeta, nossa “**casa comum**”.

Segundo o especialista em catolicismo **Charles Mercier**, citado pela agência **AFP**, a encíclica “**Laudato si**”, concluiu o “projeto de seu antecessor” com “um enfoque diferente”. É que no texto inclui referências a **crenças amazônicas e elementos não ocidentais** relacionados com a natureza.

## “Laudato si”

“**Não foi apenas o papa do clima, mas também da Amazônia**, das florestas, dos oceanos. Mas acima de tudo um papa de esperança”, acrescentou **Oscar Soria**, ativista argentino e veterano das negociações climáticas.

Mesmo antes de ser eleito papa, Jorge Bergoglio foi pioneiro em levar esses temas à **Conferência Geral do Episcopado Latino-americano** **e do Caribe** que se realizou em 2007 na cidade brasileira de **Aparecida**.

“Sempre esteve do lado dos mais pobres e das populações indígenas”, lembra o ativista.

Em **2015**, poucos meses após “Laudato si”, foi alcançado um avanço significativo durante a [COP21 com o Acordo de Paris](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/asumio-trump-estados-unidos-se-ira-del-acuerdo-de-paris-y-apostara-por-los-combustibles-fosiles/), cujo objetivo é manter o aumento da temperatura abaixo dos 2 °C.

“Foi uma **bússola moral nas negociações** climáticas desde 2015”, disse Soria.

Segundo **Laurence Tubiana**, uma das arquitetas do Acordo de Paris, “‘Laudato si’ foi um texto fundamental do compromisso cristão com a ação climática, que inspirou e marcou uma nova geração”.

## A incansável luta ambiental

Além de seu papel como líder espiritual de milhões de fiéis, **o Papa Francisco** **se destacou por sua incansável defesa do ambiente** e seu chamado à **ação diante da crise climática**.

Este artigo explorará o **legado ambiental do Papa Francisco**, destacando seu compromisso, suas ações e o impacto duradouro de sua mensagem no mundo.

Um pilar fundamental do legado ambiental do Papa Francisco, sem dúvida, foi sua encíclica **Laudato si’**: Sobre o **cuidado da casa comum**, publicada em **2015**. Uma encíclica é uma carta pastoral solene dirigida pelo Papa a toda a Igreja Católica e, neste caso, a toda a humanidade. **Laudato si’** se destaca por ser um **chamado urgente para conscientização sobre a crise ecológica e para **agir para proteger nosso planeta**.

Nesta encíclica, o Papa Francisco aborda a **crise ambiental de uma perspectiva integrada, conectando a degradação do meio ambiente com a injustiça social e a desigualdade econômica**. Argumenta que “tudo está conectado” e que não podemos resolver a crise ecológica sem abordar também os problemas sociais e econômicos que a alimentam.

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas