O Papa Francisco e seu compromisso na luta contra as mudanças climáticas.

Más leídas

Durante seu pontificado, o **papa Francisco** incluiu entre as lutas sociais e pelos mais humildes que promulgou, a luta contra a mudança climática.

Incluiu o tema em muitos de seus discursos e **até dedicou uma encíclica**.

Poucas horas após seu falecimento, na segunda-feira, aos 88 anos, o secretário executivo da ONU Clima, **Simon Stiell**, o lembrou como “um **defensor incansável da ação pelo clima**”.

## O papa Francisco e a luta contra a mudança climática: a mensagem do pontífice

“Obrigado à sua defesa incansável, o papa [Francisco nos recordou que não pode haver prosperidade](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/muere-el-papa-francisco-a-los-88-anos-un-legado-de-compromiso-ambiental/) compartilhada até que não façamos as pazes com a natureza e **protejamos os mais vulneráveis**”, declarou Stiell em um comunicado.

![Uma imagem frequente era ver o Papa Francisco rodeado de crianças](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/04/El-Papa-rodeado-de-ninos.jpg.webp “Uma imagem frequente era ver o Papa Francisco rodeado de crianças.”) Luta social. Uma imagem frequente era ver o Papa Francisco rodeado de crianças.

O Vaticano já havia abordado a questão do meio ambiente e o antecessor de Francisco, o alemão Bento XVI, foi até **apelidado de “o Papa verde”**.

Mas foi Jorge Bergoglio quem publicou em 2015 a primeira encíclica sobre a questão de como proteger o planeta, nossa “**casa comum**”.

Segundo o especialista em catolicismo **Charles Mercier**, citado pela agência **AFP**, a encíclica “**Laudato si**”, concluiu o “projeto de seu antecessor” com “um enfoque diferente”. É que no texto inclui referências a **crenças amazônicas e elementos não ocidentais** relacionados com a natureza.

## “Laudato si”

“**Não foi apenas o papa do clima, mas também da Amazônia**, das florestas, dos oceanos. Mas acima de tudo um papa de esperança”, acrescentou **Oscar Soria**, ativista argentino e veterano das negociações climáticas.

Mesmo antes de ser eleito papa, Jorge Bergoglio foi pioneiro em levar esses temas à **Conferência Geral do Episcopado Latino-americano** **e do Caribe** que se realizou em 2007 na cidade brasileira de **Aparecida**.

“Sempre esteve do lado dos mais pobres e das populações indígenas”, lembra o ativista.

Em **2015**, poucos meses após “Laudato si”, foi alcançado um avanço significativo durante a [COP21 com o Acordo de Paris](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/asumio-trump-estados-unidos-se-ira-del-acuerdo-de-paris-y-apostara-por-los-combustibles-fosiles/), cujo objetivo é manter o aumento da temperatura abaixo dos 2 °C.

“Foi uma **bússola moral nas negociações** climáticas desde 2015”, disse Soria.

Segundo **Laurence Tubiana**, uma das arquitetas do Acordo de Paris, “‘Laudato si’ foi um texto fundamental do compromisso cristão com a ação climática, que inspirou e marcou uma nova geração”.

## A incansável luta ambiental

Além de seu papel como líder espiritual de milhões de fiéis, **o Papa Francisco** **se destacou por sua incansável defesa do ambiente** e seu chamado à **ação diante da crise climática**.

Este artigo explorará o **legado ambiental do Papa Francisco**, destacando seu compromisso, suas ações e o impacto duradouro de sua mensagem no mundo.

Um pilar fundamental do legado ambiental do Papa Francisco, sem dúvida, foi sua encíclica **Laudato si’**: Sobre o **cuidado da casa comum**, publicada em **2015**. Uma encíclica é uma carta pastoral solene dirigida pelo Papa a toda a Igreja Católica e, neste caso, a toda a humanidade. **Laudato si’** se destaca por ser um **chamado urgente para conscientização sobre a crise ecológica e para **agir para proteger nosso planeta**.

Nesta encíclica, o Papa Francisco aborda a **crise ambiental de uma perspectiva integrada, conectando a degradação do meio ambiente com a injustiça social e a desigualdade econômica**. Argumenta que “tudo está conectado” e que não podemos resolver a crise ecológica sem abordar também os problemas sociais e econômicos que a alimentam.

Últimas noticias

Um clube de Córdoba constrói sua quadra de basquete com tampinhas recicladas.

Na cidade de Despeñaderos, Córdoba, o Club Juventud Alianza alcançou um marco no esporte e sustentabilidade ao construir o...

Noticias relacionadas